Algumas redes sociais destacam-se na tarefa de divulgar produtos, como é o caso do Facebook. Contudo, o Instagram é, atualmente, um dos melhores canais para realizar tal objetivo, especialmente porque contribui para a construção de um relacionamento mais íntimo com o público. No entanto, é fundamental conhecer melhor a estratégia de conteúdo para Instagram, e assim, otimizar o uso dos recursos disponíveis na plataforma.
Alguns aspectos são fundamentais e vão muito além de definir o formato ideal ou a frequência certa de publicação. Isso porque também é preciso, dentre outros aspectos, gerar valor por meio de materiais ricos, pois assim é possível buscar maior envolvimento e interação entre as pessoas e as marcas. Sendo assim, uma abordagem eficiente pode resultar em excelentes números para você e o seu negócio.
Ficou interessado no assunto? Então, leia este artigo para saber mais!
O que é uma estratégia de conteúdo para Instagram?
Nos últimos anos, o Instagram registrou um crescimento bastante significativo. Segundo dados levantados pela We Are Social e a Hootsuite, em outubro de 2020, a plataforma passou a ocupar a 4ª posição entre as redes sociais mais usadas no Brasil, com cerca de 95 milhões de usuários ativos.
Em razão desses números, muitas marcas passaram a enxergar o potencial de negócios realizados dentro da plataforma. Por conta disso, vêm investindo no Instagram tanto para divulgar seus produtos e serviços ou para dar maior destaque para sua marca pessoal, por exemplo. Afinal, são milhões de usuários prontos para serem impactados.
Nesse contexto, esse tipo de estratégia de conteúdo nada mais é do que um conjunto de ações que podem ser colocadas em prática para otimizar o processo de captação de novos clientes. Isso porque, resumidamente, é possível estar no lugar certo e na hora certa, apenas aplicando mecanismos de comunicação adequados ao perfil do seu público.
Portanto, criar uma estratégia de conteúdo para Instagram demanda observar regras específicas da plataforma, bem como compreender suas próprias características. Em síntese, antes mesmo de iniciar a produção de conteúdos (ricos e relevantes), é preciso validar alguns fatores essenciais, como analisar a concorrência e estabelecer um objetivo.
Confira mais detalhes sobre esses aspectos inerentes à criação de uma estratégia de conteúdo!
Analise a concorrência
Independentemente da estratégia que será adotada pelo seu negócio, observar o comportamento da concorrência nessa plataforma é essencial. Essa prática, também chamada de benchmarking, é muito comum e recomendado no mundo do marketing, haja vista que por meio dela será possível entender mais sobre a performance dos conteúdos, ou seja, você pode validar o tipo de publicação que gera bons resultados.
Determine um objetivo claro
As metas traçadas em uma estratégia de Marketing Digital funcionam como norte para todas as ações que serão colocadas em prática. Naturalmente, sua importância está diretamente relacionada ao acompanhamento das métricas utilizadas para validar o desempenho de tais atividades. Sendo assim, antes mesmo de criar conteúdos para o Instagram, também é preciso definir objetivos tangíveis e mensuráveis.
Crie sua persona
Conhecer o seu público-alvo é um dos passos mais importantes para aplicar o Marketing Digital em qualquer canal. Contudo, a representação do cliente ideal permite personalizar as ações para o Instagram, gerando posts que conversam de maneira mais eficiente com as dores e necessidades do seu público-alvo. Com esse tipo de personalização, as oportunidades de crescimento e engajamento com sua marca serão maiores.
Defina um calendário de publicação
O calendário editorial é de fundamental importância para as criações de conteúdos nas mídias sociais. Isso porque, em resumo, esse tipo de ferramenta permite uma melhor organização das publicações, definição de data e até mesmo horário — que normalmente são aqueles com maior índice de engajamento. Portanto, o objetivo principal do calendário de publicações é determinar todas as ações para controlar as atividades, garantindo assim que elas ocorram dentro das expectativas.
Quais conteúdos postar no Instagram?
Confira, a seguir, algumas dicas que vão auxiliá-lo na hora de produzir conteúdo para sua marca. Acompanhe!
Divulgue seus produtos e serviços
O primeiro passo para uma estratégia de conteúdo eficiente passa diretamente pela divulgação dos seus produtos e serviços. Isso porque, não tão raro, muitos empreendedores, no intuito de realizar uma venda, investem em conteúdos cuja finalidade está estritamente relacionada à oferta, deixando assim de gerar valor para o público-alvo.
Em contrapartida, é muito comum também adotar estratégias que de fato geram valor, mas não estão atreladas a divulgação do produto ou serviço desenvolvido por sua marca. Sendo assim, é essencial garantir uma comunicação equilibrada, gerando tanto valor ao público no Instagram, mas, sobretudo, criando oportunidades de transformar leads em clientes fiéis.
Mostre seu backstage
Outro conteúdo muito rico e com alto poder de engajamento são as ações cujo objetivo é mostrar os bastidores da sua marca. As pessoas querem saber como funcionam os processos atrás das “cortinas”. Com isso, investir nesse tipo de abordagem pode gerar maior engajamento com as publicações ou aumentar a fidelidade da sua audiência. Além disso, pode contribuir também para minimizar eventuais objeções e até mesmo melhorar a exposição da marca, gerando valor a ela.
Faça perguntas
O principal foco da produção de conteúdos para mídias sociais é estar bem próximo do que o público da sua marca deseja ou imagina. Por isso, uma alternativa interessante para criar materiais mais assertivos é investir na construção de enquetes inteligentes e estratégicas.
Afinal, por meio deste recurso será possível entender melhor os anseios da persona, bem como ter uma maior interação, já que os seguidores podem falar mais abertamente com sua marca, tornando-se, portanto, clientes satisfeitos, principalmente por terem suas dúvidas ouvidas e opiniões consideradas.
Invista em uma linha editorial
Outro aspecto essencial para criar conteúdos para redes sociais é estabelecer uma identidade através da sua linha editorial. Em termos práticos, uma linha editorial trata-se da deliberação dos temas que serão discutidos por sua marca dentro de cada rede social, como Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube ou até mesmo, no seu próprio blog.
Portanto, ela pode ser utilizada como uma estratégia de conteúdo bastante favorável, haja vista que por meio dessa ferramenta é possível conversar melhor com sua persona, garantindo assim maior destaque em sua área de atuação.
Para criar uma linha editorial que faça sentido para o seu negócio, porém, é preciso conhecer muito bem o seu público, entender as particularidades de cada rede, criar e seguir criteriosamente um calendário de publicações, dentre outros cuidados essenciais.
Bônus: ferramentas gratuitas
Para garantir maior sucesso em uma estratégia de conteúdo para Instagram é preciso, em primeiro lugar, construir um planejamento sólido, definindo todos os aspectos que já citamos até aqui. No entanto, produzir materiais atrativos faz parte também desse processo, assim como apresentar um conteúdo de alta relevância para sua persona.
Nesse contexto, naturalmente a produção demandará tempo e algum esforço. Por outro lado, existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas gratuitamente para auxiliar nessa tarefa de publicações diárias, como o Canva, PicsArt, PicMonkey, Inshot, SCRL, Mlabs, Be Funky, entre outras.
Concluindo, criar conteúdos como parte de uma estratégia para o Instagram é um processo intimamente ligado à periodicidade e a criatividade. Como vimos, a geração de maior engajamento e, consequentemente, de um maior volume de vendas está também atrelada a publicação de fotos ou vídeos nas ferramentas dessa plataforma, como o feed, Stories ou IGTV.
O que achou das nossas dicas? Embora não se trate de um tema tão simples, colocá-la em prática também não se trata de um procedimento extremamente difícil. Mas é claro que todas essas informações se tratam apenas de passos básicos, contudo, são fatores indispensáveis ao sucesso da sua estratégia nesta plataforma.
Logo, se deseja manter-se atualizado sobre o universo do Marketing Digital para empreendedores e profissionais liberais, não deixe de acompanhar nossas redes sociais!