Migrar um negócio para o digital se tornou o principal objetivo dos empreendedores que buscam ter sucesso com a sua marca. Saiba como dar o primeiro passo!
Mudar para o digital significa levar empresas do offline para o online. Muitas pessoas acreditam que esses dois ambientes não se misturam, mas isso é coisa do passado.
Atualmente, não se pergunta “se” é importante realizar essa mudança, mas sim “como”.
Com o rápido desenvolvimento da internet, temos consumido cada vez mais através do meio online, o que tornou o espaço muito receptivo para quem deseja empreender.
Contudo, migrar para o digital é uma tarefa que requer estratégia. Para dar início a esse processo, você precisa ter uma rápida adaptação e alguns conhecimentos prévios, ou contratar uma consultoria de marketing digital que vai te ajudar nessa caminhada.
Mas você sabe por que é importante levar o seu negócio do offline para o online? Continue a leitura, vou te explicar.
Por que migrar para o digital?
Migrar para o digital é importante para expandir o número de vendas e conquistar novos públicos-alvo.
Em 2020, com a chegada da pandemia da Covid-19, os empreendedores buscaram alternativas para se reinventar e continuar empreendendo, com isso o mercado digital brasileiro sofreu um aumento expressivo.
Entre os meses de março e maio de 2020, foi criada uma nova loja online por minuto no país, as informações são de um levantamento realizado pela Associação Brasileiro de Comércio Eletrônico (Abcomm).
A internet permite que os seus clientes estejam a poucos cliques de distância, o que facilitou as vendas durante a pandemia e criou um novo modo de comercializar e consumir produtos.
Mas não se assuste, não será preciso encerrar o seu negócio físico e começar do zero. O ambiente digital permite que a empresa aproveite as experiências e produtos prévios, o que pode tornar a sua loja ainda mais autêntica e atrativa.
Ainda está em dúvida se deve ou não migrar para o digital? Confira os motivos que separei para você:
Redução de custos
Se você já possui um negócio deve imaginar a quantidade de custos que um espaço físico traz, além de outras burocracias.
Ao levar a sua empresa para o digital, muitos custos fixos são dispensados e você pode aproveitar para investir esse valor em estratégias que tragam mais lucro para a empresa.
Além disso, é possível economizar quando se sabe exatamente de onde vem os resultados.
Maior potencial de crescimento
O ambiente offline proporciona experiências limitadas, que na maioria das vezes se restringem a um território regional.
No digital, não há limites. É você quem vai definir a quantidade de clientes e o público-alvo que deseja alcançar.
Se quiser aumentar a visibilidade da marca e apostar na visibilidade, você pode chegar a pessoas de qualquer lugar do país e até mesmo de fora dele.
Melhor gestão e análise de resultados
Uma boa gestão é uma característica intrínseca de qualquer empreendimento que busque o sucesso.
Ao investir em um negócio online, o acesso aos dados fica mais simples. As informações vão estar centralizadas e você vai poder analisar os resultados da sua empresa a partir de alguns cliques.
Agora que você já conhece os benefícios do ambiente online, chegou a hora de partir para a ação!
Como colocar meu negócio online?
Está ansioso para ser um empreendedor digital de sucesso e tornar os seus negócios ainda mais acessíveis e rentáveis?
Confira as dicas que preparei para te ajudar a ter uma transição tranquila:
Escolha o melhor modelo de negócio
Na internet é possível encontrar diversas alternativas para quem busca empreender. Conheça agora os principais modelos de negócios digitais:
- E-commerce: loja de produtos online onde os clientes vão poder ter acesso às suas mercadorias;
- Marketplace: se não quiser investir em um site próprio, é possível usar plataformas de terceiros para comercializar seus produtos;
- Prestação de serviços online: aproveite as ferramentas digitais para prestar um atendimento mais fácil e ágil, através de e-mail, chat ou videoconferências;
- Cursos online: compartilhe conhecimento através de cursos pagos, utilize os diferentes formatos para torná-lo mais atrativo.
Defina para quem quer vender
A definição do “cliente ideal” é essencial para que a sua loja descubra em qual público-alvo deve investir.
Quando você define a persona do seu negócio, fica ainda mais fácil pensar estratégias e ações práticas para engajar os seus clientes e converter vendas.
Se está em dúvida sobre como começar, tente pensar em características reais que definem o perfil dos seus clientes.
A persona é um personagem semi-fictício, por isso, você pode até escolher um nome, idade, profissão, estado civil, interesses e hobbies, pautado em dados e informações que já possui.
Pronto, sua persona já está quase pronta.
Para torná-la ainda mais assertiva, faça uma auditoria de conteúdo de outras marcas e analise questões relacionadas à sua área de negócio.
Abra canais de divulgação
Existem muitos meios de comunicação à sua disposição para te ajudar a migrar para o digital.
Você pode começar criando um site, assim, você terá seu próprio espaço na internet. Nessa plataforma, é possível anunciar serviços, oferecer agendamentos e cadastrar e-mails para o envio de promoções.
Mas, de qualquer forma, não se esqueça das redes sociais! Se ainda não é possível ter um site, esteja em outro canal.
Você pode usar o Facebook, Instagram e até o Youtube para atrair clientes.
Cada plataforma oferece possibilidades específicas, por isso, é preciso estar atento e realizar as segmentações corretas.
Escute seu público
Ouvir o cliente é fundamental para oferecer um produto que atenda a demanda do consumidor.
Ao escutar o seu público, você está contribuindo para a redução da taxa de abandono e de rotatividade de clientes (taxa de churn) e oferecendo uma experiência de qualidade.
Em um ambiente repleto de novos empreendimentos, saber ouvir o cliente e identificar as necessidades faz toda a diferença para a fidelização dos clientes.
Erre e aprenda com os erros
O universo do marketing digital ainda é novo para grande parte dos empresários, por isso, não se preocupe em acertar de primeira.
Faça testes e otimize as estratégias, afinal, cada negócio é único e precisa de um planejamento personalizado.
Para facilitar esse processo, faça cursos de marketing e redes sociais. Existem muitos conteúdos disponíveis gratuitamente na internet.
Assim, você pode aprender as principais táticas e gerar mais visibilidade e lucratividade para a sua empresa.
Tenha um plano de marketing
Ter um bom plano de marketing é essencial para qualquer negócio, seja offline ou online.
Neste documento, você vai definir suas metas de curto a longo prazo, o limite de gastos, a persona, os indicadores-chaves de sucesso, as análise das métricas, entre outros detalhes.
Somente com um plano de marketing é possível metrificar todas as etapas da jornada do cliente e entender o que eles precisam. Com ele, você pode tomar decisões estratégicas e assertivas para garantir o sucesso do seu negócio.
Migrar para o digital sem essa estratégia pode causar prejuízo. Por isso, procure a consultoria de profissionais para entender quais são as melhores soluções para o seu negócio.
Por fim
Levar sua empresa do offline para o online não é uma tarefa fácil, mas, como vimos anteriormente, é extremamente importante para que você sirva ao seu cliente de forma excelente e cresça o seu negócio.
Se você ficar atento às dicas anteriores, sua empresa não terá dificuldade durante essa transição.
Mas atenção! O mundo digital é repleto de surpresas e transformações, é fundamental estar atualizado nas últimas tendências de marketing digital para garantir que o negócio continue se desenvolvendo.
Está disposto a migrar para o online e quer contar com uma consultoria personalizada de marketing digital?
Conte com a minha ajuda!
Josi Gothardo.