Tendências de Marketing para 2022

Tendências de marketing digital para 2022

Você já conhece as principais tendências de marketing digital para o próximo ano? Acompanhar o universo digital é essencial para garantir o crescimento da sua empresa.

Por isso, fique de olho nas dicas e tendências que devem ser acompanhadas de perto em 2022.

O marketing digital é uma área que cria novas tendências todos os dias, inclusive, há quem diga que vivemos dez anos em apenas um diante de todo este cenário de transformação digital e avanço das novas tecnologias.

Nesse contexto, os pequenos empreendedores precisam estar de olho nos principais desafios do marketing, assim, serão capazes de organizar e sistematizar estratégias e táticas a serem aplicadas em 2022.

Aqui neste artigo, vou te apresentar as 12 principais tendências do universo digital e maneiras simples de aplicá-la ao seu negócio. 

Quem sabe você inicia o ano com uma nova estratégia de marketing alinhada às tendências e seus propósitos?

Confira agora qual a importância de estar atento às tendências do mercado e se adaptar aos hábitos de seus consumidores.

Qual a importância de acompanhar o marketing digital?

Acompanhar o marketing digital é importante para todos que desejam alavancar o seu negócio, desde os grandes aos pequenos empreendedores. 

Se você busca fortalecer a imagem da sua marca, ampliar as capacidades tecnológicas e maximizar a experiência do cliente, está no lugar certo! 

Conhecer as demandas e os desafios do mercado é importante para estabelecer conexão com os clientes, entendendo quais os canais que eles estão mais presentes, os formatos de conteúdo que preferem e as melhores ações para formar uma comunidade.

Com a chegada da pandemia de Covid-19, os consumidores tiveram uma profunda mudança de hábitos e passaram a consumir muito mais pela internet, por exemplo. 

Essa mudança de comportamento precisa ser incorporada às estratégias de marketing digital do dia a dia, seja migrando seu negócio para o ambiente online ou investindo no aprimoramento das suas redes sociais.

Mas ainda existem muitas outras mudanças no mercado que precisam ser acompanhadas de perto. Se você quer estar em dia com tudo o que vem pela frente, confira agora mesmo as principais tendências para o marketing digital em 2022!

Conheça 12 tendências de marketing digital para 2022

Em 2022, o seu negócio precisa estar alinhado com todas as novas tendências do universo digital. Para isso, mantenha um olhar atento às novidades e não tenha medo de inovar.

Abaixo, separamos 12 tópicos com as principais ações de marketing digital para o próximo ano. A partir dessas dicas, sua empresa pode garantir grandes mudanças no universo digital e estar preparada para as transformações decorrentes da pandemia.

As dicas foram pensadas e elaboradas segundo o relatório Marketing Insights 2022, produzido pela DoAd Media, que analisa movimentos e tendências da agenda do marketing digital.

De acordo com os especialistas que pensaram o relatório, a inovação é a principal saída para a criação de estratégias que podem definir as relações futuras entre empresas e clientes.

Continue a leitura e conheça as novidades e os desafios para 2022.

1. SEO com mais força

A Otimização de Sites para Ferramenta de Busca, também conhecida como SEO, é uma das principais estratégias de marketing na internet. Para 2022, essa estratégia tende a ser ainda mais valorizada.

Através das técnicas de SEO, a sua empresa é capaz de conseguir uma colocação orgânica, isto é, não paga, nas primeiras páginas de pesquisa de buscadores como Google e Bing.

Além disso, o alcance de posições de destaque nos grandes buscadores garante um tráfego mais qualificado de clientes e ajuda o seu negócio a reduzir custos com mídias pagas.

2. Marketing de conteúdo em evidência

Se você fizer uma pesquisa rápida entre os seus concorrentes, pode observar que cada vez mais os sites vêm aderindo a uma seção de blog à sua estrutura. O marketing de conteúdo vem ganhando destaque entre as estratégias digitais.

Ter uma área reservada para a publicação de artigos, dicas, manuais e até mesmo newsletters, é importante para compartilhar assuntos relacionados a produtos e serviços da empresa.

A publicação destes artigos servem como fontes de informação para os consumidores e ajudam no processo de otimização dos sites. Um site otimizado tem ainda mais chance de alcançar as primeiras posições no Google.

Mas o marketing de conteúdo não é restrito apenas aos sites, ele existe onipresente em diversos canais: redes sociais, canais no Youtube, artigos no Linkedin, Pinterest e etc.

3. Dados são tudo!

Você já deve saber que rastrear a origem de seus clientes na web e saber como eles se comportam em seu site é importante para o aprimoramento das estratégias digitais de uma empresa. Mas para que eles tragam resultado, é preciso saber quando e como usá-los.

Com um número cada vez maior de consumidores conectados e com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o cuidado com a privacidade dos seus clientes se tornou mais um ponto a ser considerado.

Outro ponto a ser considerado é a decisão do Google de retirar o rastreio de cookies dos sites, assim as empresas não poderão mais contar com a base de dados terceirizada e automatizada para remarketing e envio de email marketing.

Por isso, empresas passaram a implementar sistemas próprios de coleta de dados, essa estratégia é eficiente para avaliar as taxas de conversão e aquisição, baseando-se em dados e estatísticas comprovadas.

4. Sofisticação das plataformas de mídias sociais 

Com o passar dos anos, o número de usuários ativos nas redes sociais cresce exponencialmente. Para não ficar de escanteio, é preciso adaptar o seu negócio ao rápido desenvolvimento das redes.

Antes de tudo, entenda em qual plataforma os seus clientes navegam mais. Em seguida, busque conhecer os diferentes formatos e linguagem utilizados naquela rede.

Por exemplo, se seus consumidores estão no Instagram, não hesite em utilizar todos os recursos oferecidos para a produção de conteúdo. Use o Stories para dialogar com os consumidores e o Reels para a apresentação do produto, por exemplo.

As redes estão se tornando cada vez mais sofisticadas e os algoritmos estão sendo aprimorados, por isso, invista na profissionalização dos seus conteúdos, seja vídeo, design ou texto.

5. Monitoramento do marketing digital

O monitoramento do marketing digital pode ser realizado em conjunto com a gestão própria de dados da empresa, acompanhar a jornada do seu consumidor é essencial para aumentar a taxa de conversão.

Desde a pesquisa orgânica até a finalização da compra, monitorar a jornada do seu cliente é a receita de sucesso para entender e facilitar cada vez mais a venda e divulgação dos seus produtos.

Atualmente, existem diversos mecanismos que podem te auxiliar nessa tarefa, desde ferramentas do Google Analytics, Googhe Ads, Facebook até softwares de rastreamento personalizados para cada negócio.

6. Intensificação do uso de IA

A Inteligência Artificial vem ganhando destaque em diversas áreas, no marketing digital ela é importante para proporcionar uma experiência de interação dos usuários e atendimento ao cliente.

Com o rápido desenvolvimento das tecnologias, o público tem desejado cada vez mais ferramentas personalizadas que ajudem e facilitem as tarefas do dia a dia, tudo isso sem perder o toque humanizado.

Contar com mecanismos como os chatbots, por exemplo, é essencial para automatizar processos e economizar tempo das equipes, oferecendo ao cliente um atendimento rápido e dinâmico. O uso de chatbots inteligentes pode te ajudar a:

  • agilizar atendimento de clientes;
  • centralizar informações;
  • coletar dados de usuários;
  • otimizar gestão de processos;
  • qualificar e gerar leads;
  • e muito mais.

7. Otimização para buscas por voz

Outro mecanismo da IA que vem ganhando força no mercado é a pesquisa por voz. Os consumidores buscam uma experiência facilitada e ágil, sua empresa precisa estar pronta para atendê-lo.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Ilumeno, empresa de ciência de dados, somente durante a pandemia o uso de buscar por voz cresceu 47% entre os brasileiros. Esse dado reforça a importância de se investir em conteúdos sonoros.

Sua empresa pode fazer isso desenvolvendo estratégias direcionadas para responder as perguntas feitas às assistentes virtuais. Invista na produção de conteúdos em formato de áudio, seja podcasts, audiobooks e audio posts.

8. Aposte nos smartphones!

O aumento das buscas por voz está diretamente relacionado à predominância do uso de smartphones para a navegação nos espaços digitais.

Os celulares têm sido os principais dispositivos utilizados pelos consumidores, por isso, fique de olho e adapte as estratégias da sua empresa para oferecer a melhor experiência por esse dispositivo.

Invista em um site responsivo, ágil e de fácil navegação, que permita que o usuário encontre tudo o que deseja sem precisar recorrer ao computador.

9. Marketing inclusivo e autêntico

Autenticidade é um dos conceitos chaves para o marketing digital em 2022. Os consumidores estão saturados das identidades visuais padronizadas, as empresas que transmitem seus valores e essência tendem a destacar seus serviços e fidelizar os clientes.

Mas não se esqueça que o marketing também precisa ser inclusivo, atitudes valem muito mais que discursos.

Estar atento ao posicionamento institucional do seu negócio e estabelecer uma responsabilidade social para a marca será ainda mais importante ao longo do próximo ano. 

As empresas que demonstram compreender o seu papel no contexto social conseguem se conectar mais aos clientes e ganham a identificação dos consumidores. Por isso, fique de olho em ações que evidenciam compromissos sociais, como sustentabilidade, inclusão e diversidade.

10. Marketing de influência 

Quando falamos em marketing de influência vem logo a ideia de grandes influenciadores e celebridades, mas não é bem assim.

Os pequenos influenciadores também são capazes de trazer novos clientes e identificação para a sua marca. 

Para criar uma boa campanha com influenciadores, primeiro, você precisa pensar quais figuras possuem mais afinidade e identificação com a sua marca, assim, ao interagir com o seu produto a imagem transmite veracidade e não apenas apelo comercial.

11. Capacitação em alta

Como você já deve ter percebido, o marketing digital passa por constantes mudanças e transformações. Pode ser difícil acompanhar todas essas novidades, por isso a busca por capacitação na área tem se tornado uma necessidade.

Com a sofisticação e profissionalização de muitos dispositivos, o mercado não tem dado muito espaço para o amadorismo e improviso. Se você deseja ter resultados, busque capacitação e reciclagem dos conhecimentos já adquiridos.

A boa notícia é que na internet mesmo é possível encontrar diversos cursos gratuitos que te ensinam desde conceitos básicos até estratégias complexas do marketing digital.

Mas atenção, se o seu objetivo é adquirir conhecimentos sólidos e personalizados para garantir  sucesso do seu negócio, conte com o apoio de um profissional.

12. Marketing de autonomia 

Aprender a gerir o seu próprio negócio online é uma forma de redução de custos e qualificação dos resultados.

Com a crise gerada pela pandemia da Covid-19, muitos microempreendedores começaram a se especializar e dispensar o suporte de agências de comunicação, assumindo o papel principal na gestão do marketing.

Desenvolva autonomia para a sua empresa e compreenda o propósito e as principais estratégias de marketing digital para o seu modelo de negócio.

O marketing de autonomia é a escolha certa para quem busca e quer pensar o seu negócio de forma estratégica, entendendo as suas necessidades e não apenas copiando o que funcionou para a concorrência.

Não sabe por onde começar e está em busca de uma forma simples de gerar crescimento e autonomia para seu negócio? Confira o tópico a seguir!

Por fim

São muitas as tendências que prometem alavancar negócios em 2022. Contudo, para alcançar bons resultados é preciso superar desafios e estar pronto para adaptação e aquisição de conhecimentos.

Neste artigo, você descobriu a importância de estar atento ao desenvolvimento do marketing digital, quais as tendências e os desafios a serem superados no próximo ano e, principalmente, quais iniciativas pode tomar para não ficar para trás.

Não perca tempo! Agora que você já conhece as apostas para 2022, está na hora de se preparar para elas.

Se você quer ter autonomia para seu negócio e tomar as decisões certas no planejamento de marketing digital para 2022, entre em contato comigo!

Através de consultorias personalizadas, posso te ajudar a compreender seu propósito e essência para se posicionar de forma singular. Conheça mais seu público, atraia e retenha clientes, use as redes sociais como ferramenta profissional, tudo isso e muito mais, de forma coerente com os valores da sua marca.

Fale comigo,

Josi Gothardo.