Dicas básicas de redes sociais para pequenos negócios

12 dicas básicas de redes sociais para pequenos negócios

Você é dono de um pequeno negócio e quer saber como ter uma presença estratégica nas redes sociais? Está no lugar certo.

Neste artigo, vou te apresentar 12 dicas básicas para sua empresa ter mais visibilidade, atrair clientes e vender mais.

As redes sociais deixaram de ser um espaço reservado apenas para fotos pessoais e conversas entre amigos. Atualmente, as diferentes plataformas também servem como alavanca para a expansão dos pequenos negócios.

O Brasil é o país que mais usa as redes na América Latina, 66% dos brasileiros estão diariamente online, de acordo com o relatório Digital in, divulgado em 2019 pelas empresas We are Social e Hootsuite.

Com tantas pessoas conectadas, já parou para pensar o quanto seu negócio pode crescer?

Através de um bom planejamento de marketing digital, é possível potencializar a captação de clientes e aumentar os lucros.

Quer saber como inserir seu pequeno negócio nas redes sociais? Confira as dicas!

1. Descubra o seu “cliente ideal”

O “cliente ideal”, também conhecido como persona, é um perfil semi fictício, que une diversas características que representam o seu público com outras informações que você pode obter por meio de pesquisas e conversas com clientes.

Defina informações como idade, gênero, local, renda média, entre outros. Esse perfil será o responsável por guiar suas ações de marketing digital nas redes sociais.

Mas como saber quem é seu “cliente ideal”?

Para responder essa pergunta, procure descobrir desde informações primárias até gostos, hobbies e preocupações. Observar e escutar o consumidor é uma das peças-chave para um negócio de sucesso.

Após descobrir a sua persona, trace estratégias que conversem diretamente com o público. Por exemplo, se o seu cliente faz parte de uma geração mais jovem, invista em redes sociais mais atuais, como Instagram e TikTok.

2. Tenha uma identidade visual marcante

Nas redes sociais, a identidade visual é fundamental para causar uma primeira impressão marcante e positiva.

Faça o seguinte exercício: as suas fotos, vídeos e conteúdos estão transmitindo a personalidade da sua marca?

Se a resposta for sim, perfeito, você está no caminho certo. Se não, pense em refazer sua identidade visual, tenha atenção às cores utilizadas e, se preciso, conte com a ajuda de um profissional.

O importante aqui é que o público “bata o olho” em seus conteúdos e saiba que é da sua empresa sem nem mesmo ler.

3. Publique conteúdo que faz a diferença

Muitas empresas, iniciam uma estratégia de mídia e postam conteúdos “só por postar”, para agradar as métricas.

Mas atenção, aqui quantidade não significa qualidade, por isso, foque em agregar valor ao conteúdo publicado.

Uma boa dica é definir, logo no início, uma linha editorial para as suas redes. Ela será a responsável por direcionar seu planejamento de conteúdo e gerar identificação com a sua persona.

Experimente separar um dia da semana para cada modelo de postagem, na segunda-feira pode ser dia de dicas, na quarta divulgação de produtos e na sexta compartilhar mensagens de clientes satisfeitos.

Assim, você consegue se comunicar de forma clara com seu consumidor e otimiza o tempo do dia a dia com conteúdos pré-definidos.

Nessa etapa, é fundamental soltar a criatividade e desenvolver conteúdos que gerem interesse na persona.

4. Crie um banco de imagens e vídeos

Nos ambientes digitais, as imagens possuem mais apelo que os textos. Pensando nisso, invista em postagens com imagens chamativas e marcantes.

Mas encontrar as fotos e vídeos ideais não é uma tarefa fácil. 

Pensando nisso, é importante que você crie um banco de imagens e de vídeos, o que pode ser feito juntamente com a elaboração do cronograma de postagens.

Com um banco de imagens, você não precisa se preocupar em ficar procurando fotos toda vez que for postar um conteúdo. 

Ao deixar tudo separado e pré-selecionado, é possível otimizar o seu tempo e fazer escolhas mais assertivas, sem deixar de lado a identidade visual do seu negócio.

5. Não tente vender seus serviços o tempo todo

Quando os clientes estão navegando pelas redes sociais, eles não buscam apenas anúncios de vendas e serviços, os usuários desenvolvem mais afinidade com aquelas marcas que também oferecem benefícios.

Então, não se esqueça que, antes de sair vendendo, é preciso oferecer um bom conteúdo e reforçar os seus valores com seu público consumidor.

Após ler as postagens com os projetos desenvolvidos, dicas úteis e depoimentos, o cliente já terá estabelecido um vínculo com a marca e estará pronto para adquirir o seu produto.

6. Encontre sua frequência ideal

Como dito anteriormente, não adianta nada publicar todos os dias sem agregar valor às postagens. 

Encontrar a frequência ideal para seu negócio é o ponto inicial da sua estratégia de marketing.

Mas como descobrir a frequência ideal para a sua página?

Antes de dar início a essa etapa, é importante que você saiba que cada rede social possui métricas próprias e isso pode interferir na periodicidade da sua produção de conteúdo.

Por isso, é recomendado a realização de testes periódicos e a análise constante de informações, como engajamento em diferentes horários, qualidade de conteúdo e o retorno por parte do público.

Não tenha medo de testar e se adaptar, somente assim será possível encontrar a média de postagem que agrade os clientes e não sature a audiência.

7. Interaja com seus seguidores e perfis de referência para você

Quando os seguidores interagem com o perfil da sua marca, eles esperam um retorno em troca. Caso contrário, seu negócio pode perder engajamento e passar a imagem de desinteressado.

Não se esqueça que as redes sociais são compostas por pessoas reais com dúvidas reais, por isso, responda todas as mensagens, curta os comentários, tire todas as dúvidas e agradeça as sugestões.

Desenvolver um atendimento humanizado e ágil faz toda a diferença na decisão de compra do consumidor.

Além disso, também é interessante que você interaja com outras marcas que servem de referência para o seu negócio.

Perfis inspiradores podem trazer ótimos insights para estratégias, mas tome cuidado para não copiar, essa prática pode desacreditar a sua empresa.

8. Otimize seu tempo

Gerenciar perfis nas redes sociais demanda tempo e esforço, por isso é importante buscar alternativas tecnológicas para poupar tempo e gerar produtividade.

Ao invés de gastar horas do seu dia publicando conteúdo, o que acha de agendar todas as publicações previamente?

Ferramentas de gestão de redes sociais ajudam a otimizar o seu tempo e evitar erros comuns, como postar em contas erradas ou perder o horário ideal para a sua audiência.

Com o tempo poupado, o que acha de investir em melhorias no planejamento de mídias, dedicação a novos clientes ou até mesmo mais tempo com a família?

9. Não fale o preço apenas inbox

Divulgar um produto ou serviço sem especificar valor é uma prática que acaba gerando insatisfação e desistência da compra.

Se você é adepto dessa prática nas redes sociais, saiba que, além de prejudicar a experiência do usuário, você está infringindo o Código de Defesa do Consumidor e, ainda pior, perdendo clientes para a concorrência.

De acordo com a Lei 13.543/2017, nenhuma empresa pode ocultar ou dificultar o acesso do consumidor ao valor de uma mercadoria ou serviço. 

Ou seja, o seu negócio corre o risco de ser penalizado através de processos e outras iniciativas do Procon.

Mas as desvantagens de informar o preço via mensagem não param por aí, confira:

  • Dificulta a compra do cliente: muitos clientes não vão esperar o retorno da mensagem para finalizar a compra, optando pela concorrência;
  • Impacta no autoatendimento: o consumidor precisa aguardar a informação sobre o preço para que, só então, possa decidir se vai finalizar a compra;
  • Diminui as compras por impulso: os usuários terão mais tempo para pensar se a compra é, de fato, necessária;
  • Gera retrabalho: será preciso responder individualmente o preço de cada produto, o que diminui a produtividade de gera retrabalho para a equipe de vendas e gestores das redes sociais.

10. Tome cuidado ao usar hashtags

As hashtags são muito usadas nas redes sociais, são elas as responsáveis por aproximar o seu negócio de quem já tem interesse pelo produto.

Ao mesmo tempo que serve como uma ótima ferramenta, as hashtags podem apresentar alguns perigos.

  • Uso excessivo de hashtags diminui o número de interações;
  • A publicação pode ficar poluída visualmente, dificultando a leitura;
  • Hashtags grandes e genéricas não conseguem alcançar o nicho desejado;
  • Você pode cair na “shadowban”, e não alcançar seu público.

Para usar essa ferramenta da maneira correta é preciso escolher entre cinco e seis palavras e ser objetivo, assim irá expandir a audiência do seu negócio.

11. Monitore os resultados

A análise dos resultados alcançados através das redes sociais é fundamental para identificar se sua estratégia de marketing digital está tendo sucesso no mercado.

É a partir da análise de métricas que você vai saber qual conteúdo mais engaja, o que gera mais vendas e o que não está dando certo.

Na maioria dos casos, as próprias redes sociais proporcionam os dados e as métricas necessárias para o monitoramento, então, não se preocupe e planeje a periodicidade das suas análises.

12. Planeje sempre!

Tudo na vida precisa de um bom planejamento e organização, somente assim é possível garantir que o sucesso esteja ao nosso alcance!

Nas redes sociais não é diferente. O planejamento é essencial para manter os prazos em dia e entregar todos os conteúdos que o seu público espera.

De imediato, comece definindo objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com um tempo determinado. Você precisa saber tudo o que deseja criar e manter os pés no chão.

Outra dica importante é a criação de um calendário, destaque todas as datas comemorativas, os períodos promocionais e momentos de eventos internos.

O segredo para manter tudo em dia é a realização de um bom planejamento e, se puder, o apoio de pessoas que possam ajudar na execução. 

Afinal, a criação de conteúdo, planejamento de postagens, campanhas e muitos mais, exige esforço e o trabalho não deve ser negligenciado.

Por fim

Aprender mais sobre as redes sociais é fundamental para expandir os pequenos negócios e ter um negócio sustentável.

Se você chegou até aqui já está pronto para colocar “a mão na massa” e aproveitar todos os benefícios que o mundo digital oferece.

Aqui, todo conhecimento é válido, aproveite da sua experiência para criar uma identidade visual única e atrair ainda mais clientes para o seu negócio. 

Não tenha medo de se desafiar, afinal, as redes sociais valorizam o criativo.

Agora que você já aprendeu as 12 dicas básicas para pequenos negócios, o que acha de investir em uma consultoria de marketing digital sob medida para te ajudar a criar uma estratégia digital que alcance seus objetivos de negócio?

Fale comigo,

Josi Gothardo.