Marketing digital para pequenas empresas

Qual a importância do Marketing Digital para pequenas empresas?

Se você é novo nesse universo digital, está começando o seu negócio ou já tem mas ainda não aplica estratégias para alcançar mais clientes no digital, este artigo é para você.

Conheça as principais estratégias, a importância do marketing digital para pequenas empresas e como ter um marketing forte, independente do tamanho do seu negócio.

O que é marketing digital para pequenas empresas?

O marketing digital está se consolidando cada vez mais como o marketing da atualidade, que está onde o consumidor e cliente estão. 

Isso quer dizer que antes havia uma diferenciação entre marketing tradicional e digital, mas hoje é mais difícil de separar, pois as pessoas são cada vez mais digitais.

Quando falamos em marketing digital para pequenas empresas estamos falando de olhar e adaptar as estratégias conforme a singularidade desse perfil de empresa.

Você vai concordar comigo que as suas necessidades são bem diferentes das necessidades de uma multinacional, por exemplo, assim como a capacidade de direcionar esforços e investimento em marketing.

Grandes empresas investem milhões em marketing e branding. Por isso, devemos sempre olhar para a etapa que estamos e não ficar se comparando ou tentar aplicar estratégias que não fazem sentido para o seu modelo de negócio, apenas porque tal empresa fez (será que o faturamento, os lucros, etc são iguais ao seu?).

Pense nisso toda vez que for aplicar estratégias de marketing digital.

Muitas formas de fazer marketing

Como em toda área, existem muitas formas de se obter os resultados que você espera.

Veja algumas:

Inbound Marketing

O inbound marketing tem o foco em atrair, converter e encantar o cliente utilizando recursos digitais. O motor dessa ideia é o conteúdo, que ajuda o cliente a se aprofundar no seu negócio até se decidir pela compra. Utiliza automação de marketing e CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Marketing de conteúdo

Você já percebeu que para alguns tipos de negócios faz muito sentido produzir mais conteúdo do que para outros? Mas, de qualquer forma, a produção de conteúdo é unânime entre os profissionais de marketing.

É pelo conteúdo de valor entregue no momento certo, para quem está procurando, que o seu negócio ganha visibilidade e pode ser considerado como uma opção para o seu prospect.

Lançamento de produtos e serviços

O lançamento de produtos e serviços sempre existiu. No entanto, ultimamente ganhou moldes mais agressivos, no sentido de conseguir um faturamento alto em pouco tempo de trabalho intenso. 

Essa modalidade pode ser feita tanto por negócios de produtos quanto de serviços. A escassez gerada faz com que venda mais em menos tempo.

Anúncios e links patrocinados

Para impulsionar seu negócio e acelerar os resultados é possível usar tanto anúncios no Facebook Ads, Google Ads e outras plataformas, como Waze.

Você pode estabelecer um orçamento para fazer campanhas tanto para ser encontrado em buscas do Google como nas redes sociais.

Redes sociais

As redes sociais fazem parte da divulgação e posicionamento dos seus produtos e serviços. É por lá que você pode atrair a atenção de pessoas que se alinham aos seus valores, realizar vendas e manter o relacionamento com os potenciais clientes.

E-commerce e tráfego pago

O e-commerce é uma estratégia para escalar um negócio, que pode ultrapassar os limites territoriais. 

Geralmente, ter uma loja online acompanha uma estratégia forte de tráfego pago, ou seja, de envio de visitantes e compradores por meio de anúncios em massa.

Outbound marketing

Essa modalidade seria a forma mais tradicional de atrair as pessoas e, que ao contrário do inbound, é mais difícil de medir os resultados e mais caro. Mas mesmo assim ainda é muito útil para muitos negócios.

Qual a importância para pequenas empresas?

Você viu que há muitas possibilidades. Mas será que um pequeno negócio vai ter de aplicar todas essas estratégias?

É impossível competir com investimentos milionários de grandes empresas em mídia paga, mas é possível você cumprir seu propósito enquanto negócio com a sua forma e valores.

Por isso, adequar as principais estratégias de marketing para o seu formato e objetivos é muito importante.

O marketing digital pode iniciar na sua empresa sem uma equipe grande ou sem muitos recursos. Mas para ter resultados é preciso levar a sério o seu marketing, e considerá-lo um investimento, assim como é um contador, um domínio de site, recursos gráficos, serviços de aluguel, etc.

Vantagens do Marketing Digital para pequenas empresas

Mais barato que o “marketing tradicional”

O marketing tradicional (ou outbound marketing) investe em outdoors, comerciais televisivos, entre outros, sendo muito caro para pequenas empresas. No entanto, estar no digital ainda é infinitamente mais barato.

Não precisa ter muitos recursos

Para começar não é preciso ter muitos recursos financeiros e humanos. Mas é imprescindível ter uma estratégia, para não perder tempo e dinheiro com o que não traz resultados. 

Focar no essencial, e não apenas na aparência é fundamental para ter êxito nessa área.

Consegue medir os resultados

De maneira muito fácil pode gerar relatórios de campanhas de anúncios, de publicações nas redes sociais, entender o que está trazendo mais clientes ou entender o que eles não gostam, por exemplo. 

A maioria das ações de marketing realizadas no digital podem ser medidas se houver uma configuração adequada das contas (como Gerenciador de Negócios do Facebook, Pixel, Google Analytics, UTM, etc).

Pode começar sem investimentos em mídia paga

Caso ainda esteja muito no início, é interessante testar algumas estratégias de forma orgânica, ou seja, sem pagar ou impulsionar. 

Você pode, por exemplo, testar seu conteúdo nas redes sociais, estruturar o seu blog ou site e o Google Meu Negócio (que é ótimo para ser encontrado).

Assim, não existem desculpas para começar, mesmo que tenha poucos recursos.

Como ter um marketing digital forte no seu negócio?

Para ter um marketing forte em pequenas empresas é essencial compreender a etapa em que o seu negócio está.

  • Se o seu negócio está começando é importante estabelecer os fundamentos, seus objetivos, sua estratégia a curto, médio e longo prazo. Dessa forma poderá entender como quer seguir e o que priorizar. Nesse momento é fundamental abrir canais de comunicação com seus clientes (escolha os que fazem sentido), começar a posicionar seus valores e produzir conteúdo. Dependendo do formato do seu negócio, pode começar a testar anúncios para dar visibilidade.
  • Se já começou há um tempo e ainda está em dúvida porque não consegue fidelizar o cliente e nem atrair pessoas alinhadas com o seu propósito, pode ser a hora de rever seus objetivos de negócio. Você pode realizar pesquisas de mercado para entender melhor seu público e identificar oportunidades de negócio. Também é possível que precise manter canais de relacionamento com potenciais clientes por meio da estratégia inbound e de conteúdo.
  • Mas se você já está crescendo e conseguindo testar e validar suas hipóteses, pode ser a hora de investir mais em mídia paga, fornecedores, etc.

Para cada etapa você pode decidir avançar com algumas dessas opções abaixo:

Contratar agências

Ao contratar uma agência você tem uma equipe de marketing fora da sua empresa, que pode ser especializada e agregar muito valor, fazendo com que pule de etapa rapidamente.

Assim, é muito importante saber o que quer alcançar para delegar com consciência, para depois não sentir que investiu e não teve resultados.

Existem muitas agências que são voltadas mais para o branding e focam na beleza de posts, sites e blogs e outras mais voltadas para performance que, acima da aparência, está focada em trazer mais clientes.

Todas são opções válidas que precisam ser ponderadas, sabendo que será um investimento mensal relativamente alto para pequenas empresas. 

Mas se você entender o que está buscando e tiver boas indicações sobre a empresa, pondere encurtar o caminho, principalmente se você não é um empreendedor que quer se envolver com o marketing do seu negócio.

Ter uma equipe especializada

Ter uma equipe in loco especializada em anúncios, redes sociais e branding é um sonho para todo negócio. A principal vantagem é gerar conhecimento interno sobre os processos, do que dá certo ou não com o seu público e poder passar adiante dentro da sua empresa.

Leve em consideração que há uma curva de aprendizado, salários e leis que precisam ser seguidas para ter uma equipe que gera valor e é satisfeita com a sua gestão.

Considere que para essa opção é essencial ter uma visão 360º de marketing, mesmo que não saiba tudo vai precisar selecionar profissionais e delegar, sabendo se estão trazendo ou não resultados. 

É ideal para quem tem perfil gestor e conta com sócios para ajudar nesse processo e tem visão de crescimento interno.

Contratar serviços especializados de consultoria ou mentoria

Serviços de consultoria ou mentoria auxiliam na caminhada empreendedora, orientando e ajudando a traçar as melhores estratégias.

É ideal para quem está começando, tem poucos recursos ou quer ter uma visão 360º para delegar com consciência e formar uma equipe.

No entanto, é preciso contratar profissionais que apliquem estratégias personalizadas. Verifique como é a abordagem, as promessas, os resultados anteriores e se está preocupado de fato com seus objetivos de marketing, e também pessoais.

No meu formato de consultoria, por exemplo, acompanho os clientes para que ganhem autonomia e segurança em suas estratégias, sendo um trabalho a quatro mãos, prático e teórico.

Por fim

O marketing digital para pequenas empresas ajuda no crescimento consistente, mas as estratégias devem ser sempre adequadas para o seu momento e modelo de negócio.

Você pode pensar o que mais se encaixa nesse momento, como agência, ter uma equipe ou consultoria.

Se optar por uma consultoria que considere sua essência, valores e trabalhe junto para gerar resultados efetivos, pode falar comigo clicando aqui!

Um abraço,

Josi Gothardo