Autonomia para o seu negócio

Você tem autonomia no seu negócio?

Você já parou para pensar se você realmente tem autonomia para decidir o marketing do seu negócio? Você sabe o que é necessário fazer para conseguir mais resultados? Ou apenas delega sem saber ao certo o que esperar?

Ter uma visão 360 do seu negócio não é o mesmo que fazer tudo, porém é essencial para direcionar as ações de forma estratégica.

Nesse artigo vou abordar tudo o que precisa saber para entender se está no caminho certo e o que fazer para ter o controle do seu negócio!

O que é ter autonomia no seu negócio?

A autonomia é um conceito que reforça a ideia de conseguir trabalhar com o que temos em mãos, tirando o máximo das informações, dos recursos e da força para ter os resultados que buscamos.

Portanto, é possível trabalhar o seu projeto com mais liberdade, sem apenas levar em conta a pressão da concorrência ou do mercado.

Ter autonomia no seu negócio é conseguir identificar o momento em que você se encontra e qual o estágio de maturidade da sua empresa. 

Exemplo:

Se estou começando, tenho poucos recursos, não posso me comparar com grandes empresas e tentar usar as estratégias de crescimento que elas usam. 

Mas é possível trabalhar os contatos que tenho, o dinheiro e a mão de obra com foco em subir um degrau por vez (ou mais degraus, dependendo do quanto posso investir).

A autonomia ajuda a ter uma visão 360 do seu negócio porque não vai depender apenas de terceiros, vai saber onde buscar informações e conhecimento que estejam alinhados com seus objetivos de negócio

Nesse sentido, não precisará ficar dependente de agências ou terceiros para ter resultados.

Você pode escolher seu caminho, sem ficar refém de ferramentas, funcionalidades ou dicas de “gurus”. 

O objetivo dessa visão é que você não apenas execute determinadas tarefas, mas possa tomar decisões com consciência, respeitando seus valores e essência, e conduzir seu negócio de forma plena.

Por que é importante ter autonomia?

Quando começamos um negócio, temos muitas atividades para dar conta, no entanto, é preciso priorizar tarefas, reconhecer seu propósito, quais são seus valores e o que faz sentido para você.

Sem autonomia pode se tornar refém das opiniões dos outros, de novas funcionalidades e ferramentas. É comum tentar usar estratégias de grandes players e tentar fazer igual aos concorrentes apenas “porque deu certo para ele”.

Ao contrário, a autonomia é um mindset para que você entenda o seu caminho, que é único e precisa ser visto pela lente do seu propósito.

Sinais que você ainda não tem autonomia e está seguindo o fluxo

Não sabe o que está fazendo e atira para todos os lados

Está começando no digital e ao invés de buscar por uma estratégia consistente, se pauta unicamente na aparência daquilo que dá certo para os outros.

É preciso olhar mais para dentro do seu negócio, os problemas que você resolve, para identificar os canais que faz sentido usar para crescer.

Se não, vai estar em muitos lugares e não vai gerar aprendizado para sua empresa. E sem aprendizado, vai repetir os erros sem saber onde estão os acertos.

Delegar é a mesma coisa que “largar” para você

Você tem a ideia de que é preciso delegar, mas delega atividades essenciais e estratégicas da sua empresa. Acaba “largando” nas mãos de terceiros e depois reclama que não tem resultados e que não adianta investir em agências ou consultorias.

Você não sabe se terceiros estão realmente trazendo resultados

O marketing do seu negócio é totalmente terceirizado, “porque todos os negócios dessa área fazem assim”. Sem estabelecer critérios do que são resultados para você e seu negócio, não tem como medir o que dá mais ou menos resultados: mais clientes, mais oportunidades, etc.

Você não planeja ações de marketing digital

Para você planejamento é perda de tempo, apenas faz o que dá para fazer no dia e toda hora muda de ideia, não sendo consistente com seus objetivos de negócio.

Não tem consistência

Sem objetivos claros, sem planejamento e metas reais não consegue ter consistência e vive reclamando que o negócio não dá certo. 

Isso é sinal que é preciso amadurecer e ser constante naquilo que se busca. Ter paciência é uma qualidade importantíssima para empreender!

Não tem metas

Não preciso falar que ter autonomia te ajuda a pensar em metas e objetivos claros. Sem isso você perde a direção e se torna um empreendedor inconstante. Aprenda a definir metas SMART e não trate o seu negócio como um carro desgovernado.

Ainda não descobriu o propósito do seu negócio

Ter propósito é essencial para o empresário. É conhecer o que faz de melhor, para quem você entrega, quais problemas resolve, como você faz, etc.

Esse é um dos passos fundamentais para começar a ganhar autonomia no seu negócio.

Abraça todas as oportunidades que aparece

Se não somos dirigidos por um forte senso de propósito é possível que sejamos levados pelas oportunidades e ideias que aparecem, mesmo que não façam sentido para nosso negócio.

Não deixe que a prioridade do outro se torne a sua, tenha um plano e siga ele. Se quiser estar em todos os lugares vai se sentir exausto e depois, sem resultados.

Não olha para os dados antes de decidir

Desconhece as métricas do seu negócio, o que deu certo, quem são as pessoas que mais compram de você, a frequência, entre outros. Não ser dirigido por dados para tomar decisões é um erro muito comum entre empreendedores iniciantes. Não faça isso!

O que é preciso fazer para ter autonomia?

Autonomia é algo que se pratica, é pensar o porquê das suas ações, entender se faz sentido para o seu cliente e qual é o seu momento.

Se você se identificou com algumas das características acima, e quer que seja diferente, conheça a mentoria e consultoria do Marketing de Autonomia.

É exclusivo para quem busca ter mais segurança nas estratégias digitais e uma visão 360 com foco em resultados, sem perder de vista o autoconhecimento do seu negócio.

Por fim

Eu defendo muito que o empreendedor precisa entender seu contexto, não ficar refém de teorias, mas aplicar aquilo que funciona para o seu modelo de negócio e momento.

É possível aplicar estratégias digitais coerentes com seus valores e maturidade e ainda ter resultados expressivos.

Se quiser conhecer mais sobre meu trabalho de consultoria clique aqui!

Um abraço,

Josi Gothardo