O sonho de todo empreendedor é ter um negócio de sucesso, que seja sólido e sustentável financeiramente, e quanto mais rápido melhor. Mas o cenário no Brasil é muito diferente: pesquisas mostram que 30% das pequenas empresas fecham as portas em até 5 anos.
E os motivos principais são: falta de planejamento, conhecimento de mercado e de um mindset empreendedor.
Por isso, nesse artigo, você vai conhecer os principais pontos para ter um negócio de sucesso, rentável e de acordo com o seu perfil empreendedor.
1. Conheça a si mesmo
O autoconhecimento é um passo importante para ter um negócio sustentável a médio e longo prazo. Isso quer dizer que a sua empresa é uma extensão dos seus valores, objetivos e talentos, por isso se conhecer é a porta para conhecer o seu negócio.
De forma prática está fundamentado sobre o seu propósito:
- O que eu faço?
- Por que eu faço?
- Como eu faço?
- Para quem eu faço?
- Quais serviços ou produtos eu entrego?
- Quais problemas resolvo?
- Quais dores, necessidades e desejos posso satisfazer?
Viu como é simples, mas não é fácil? Você consegue explicar sua ideia de negócio em poucas palavras? Se não consegue, também será difícil conquistar clientes.
Então use essas perguntas para refletir na sua Proposta Única de Valor porque elas vão te ajudar a avançar para o próximo passo.
2. Desenvolva um plano de negócio simples (Canvas)
Com as perguntas acima respondidas é hora de estruturar seu plano de negócios, também conhecido como modelo Canvas.
O Canvas nada mais é que um “mapa” visual das partes cruciais que compõem o seu negócio.
É nele que você vai deixar visível qual sua atividade principal, potenciais parceiros, canais de comunicação, perfil do seu público, custos, faturamento, serviços ou produtos, etc.
Se você ainda não tem o seu, reflita nas perguntas do tópico 1 e depois busque colocar no papel aquilo que vai sustentar o seu negócio a médio e longo prazo.
3. Conheça seu mercado
Simultaneamente ao plano de negócios, a pesquisa de mercado é essencial para tomar boas decisões. Isso fará com que você conheça melhor o seu negócio, quem são seus concorrentes e seu público-alvo (persona, cliente ideal, etc).
Um dos pontos mais importantes desse estudo de mercado é conseguir compreender os perfis dos clientes que são ideais para você alcançar com seu serviço ou produto.
Lembre-se que o seu negócio não é para você mesmo é para um público que tem uma demanda não suprida completamente.
E só conhecendo realmente o potencial consumidor do seu serviço ou produto que você vai conseguir definir estratégias de marketing mais precisas, como local da loja, anúncios, redes sociais, eventos, etc.
4. Desapegue da perfeição
É uma tendência querer que tudo comece perfeito, passar anos pensando e preparando o seu produto para uma boa experiência, esperar ter o seu site para começar ou alcançar logo de primeira seu cliente ideal.
Porém a verdade é que você constrói um negócio com o aprendizado diário e contato com as pessoas.
Todas as estratégias de crescimento (que funcionam) para empresas estão fundamentadas em testes e na otimização dos processos.
Comece pequeno, faça testes e valide a sua ideia de negócio.
Veja o próximo item para saber como!
5. Não espere ter tudo pronto para começar (MVP)
Já ouvi de muitos clientes que eles estavam “pensando para ter tudo pronto para começar da forma certinha”.
O planejamento e reconhecimento de mercado ajudam com essa meta, mas esperar ter tudo pronto para começar não é a melhor forma de colocar um negócio no mercado.
Primeiro, porque você passa meses ou anos fazendo algo que pode não funcionar na prática.
Segundo, porque todo serviço ou produto é passível de ajustes. Portanto, é preciso receber feedbacks, perceber as falhas rapidamente e aprender com os erros antes de colocar um projeto em larga escala.
Para fazer o primeiro teste da sua ideia, crie um protótipo com os recursos que você tiver no momento (esse método também é conhecido como MVP – Produto Mínimo Viável) e teste com algumas pessoas para ver se realmente é uma boa solução para um problema.
6. Ame mais o problema que a solução
Às vezes nos apaixonamos pelas nossas ideias e sonhos, e nos deixamos levar por um apego à nossa solução.
Como empreendedores precisamos manter o foco nos problemas que podemos resolver, sabendo que a solução pode mudar. Consulte outras pessoas e perceba se está vendo uma oportunidade de mercado ou apenas seus sonhos.
Para isso, olhe menos para suas próprias percepções e mais para os problemas do seu público-alvo. A sua solução só vai ser realmente boa se resolver problemas, reduzir custos, alavancar resultados ou agilizar o dia a dia do cliente.
7. Aprenda a ser um bom administrador
Empreender é aprender na prática. Mas não dá para ignorar que para ter um negócio de sucesso é preciso estudar o mercado, gestão e marketing para que as chances de sucesso aumentem.
Existem inúmeros cursos gratuitos sobre empreendedorismo que ajudam nos desafios diários.
Consulte o Sebrae e outras plataformas online ou se precisar de orientação sobre crescimento de empresas clique aqui.
8. Invista em marketing estratégico para o seu momento
Mais do que estar em todos os canais e postar todos os dias nas redes sociais é preciso compreender seu modelo de negócio, seu público e o momento atual para usar estratégias de crescimento adequadas às suas necessidades.
O marketing estratégico é aquele que ajuda você a ser visto pelos potenciais clientes, traz maior segurança para tomar decisões fundamentadas em dados e não pensa apenas no curto prazo.
9. Tenha visão 360 do seu negócio
Todo empreendedor precisa conhecer o seu negócio e estratégias digitais. Mesmo que você delegue as atividades é essencial conhecê-las para entender o que pedir do fornecedor, quais resultados esperar e se é o tempo de aplicar determinada estratégia.
Ao contrário, se tornará refém de sugestões e estará sempre vulnerável a estratégias milagrosas que prometem resultados rápidos.
E, não é repetitivo lembrar que delegar não é largar na mão de alguém. É continuar envolvido e estar perto. É o seu negócio e o seu propósito!
10. Transforme clientes em fãs
Além de refinar sua ideia, testar o modelo de negócio e dominar o seu marketing, para ter sucesso real no seu negócio é preciso transformar clientes em fãs.
Além de gerar receita, indicar e falar bem do seu trabalho, tais clientes também são boas fontes de inovação para o seu negócio.
Eles ajudam você a compreender os problemas do dia a dia e a ter empatia, para entender o que eles realmente desejam.
Mesmo com todas as estratégias existentes, o melhor marketing ainda continua ser prestar um bom serviço e entregar um bom produto, de forma que supere as expectativas do cliente.
O efeito UAU e a experiência do cliente precisa estar em todos os pontos de contato com a sua marca e não só no momento da venda!
Por fim
Por trás de trajetórias bem sucedidas há também muitos perrengues e dificuldades.
Porém, empreender é aceitar o desafio e correr riscos, só que de forma mais estratégica e calculada.
Se você está com dificuldades para tirar seus sonhos do papel e precisa focar, mas não sabe como, pode ser que você precise de alguém que caminhe com você e ajude a abrir caminhos de forma mais segura.
Por isso, se você acha que ser acompanhado para implementar estratégias assertivas no digital pode te ajudar, fale comigo!
Um abraço!
Josi Gothardo