Nesse artigo vou falar dos principais passos para começar um negócio, que todo empreendedor precisa conhecer. Meu objetivo é tratar o assunto desde uma perspectiva prática, visando estratégias de marketing.
Então se estiver precisando de clareza, comece por aqui o seu negócio!
1. Qual é o seu propósito?
Para começar um negócio o mais importante não é o dinheiro, o espaço físico, os funcionários ou identidade visual. O mais importante é ter muito claro os seus objetivos e propósito.
Sempre vou falar isso porque ter um propósito definido é saber responder a essas perguntas:
- O que eu faço?
- Por que eu faço?
- Como eu faço?
- Para quem eu faço?
- Quais necessidades posso suprir?
- Quais são os serviços ou produtos que ofereço?
- Qual transformação eu gero?
Tendo isso em mente é possível criar a sua Proposta Única de Valor, que é uma forma de comunicar de forma clara o que você faz e a sua singularidade. Veja esse post para entender.
2. Descreva o que você faz em detalhes
Se você já tem a ideia de um negócio e está começando a elaborar o seu mapa do negócio (Canvas), é a hora de descrever qual é a atividade mais importante em que vai direcionar seus esforços, que vai ser o core da sua empresa.
Por exemplo: se seu objetivo é ter uma editora de livros infantis, a atividade central são os livros, no entanto, é possível implementar uma camada de serviço que supra a necessidade dos clientes, como workshops e palestras.
Mas se você ainda está em dúvida do que empreender, pergunte-se:
“O que eu faço bem e poderia ganhar dinheiro investindo tempo?”.
3. Faça um plano de negócios (Canvas)
Também chamo de mapa do negócio, que é uma estrutura visual simples e menos burocrática que descreve as atividades essenciais do seu negócio. Assim, também identifica os principais parceiros, sua singularidade, quem são seus clientes, custos previstos, faturamento e produtos/ serviços que te ajudam a chegar lá.
4. Conheça seu público
Quem são os potenciais clientes que vão comprar seu produto ou serviço? Quais são seus comportamentos?
Realize uma pesquisa aplicando questionário, conversando e procurando por oportunidades de servir melhor o mercado que escolheu ajudar.
5. Planeje-se
O planejamento é uma etapa fundamental na vida de todo empreendedor, afinal foi para ter mais controle e fazer do nosso jeito que decidimos empreender.
Planejar como vai começar um negócio é compreender o processo de forma retroativa.
Por exemplo: meu objetivo é ter um faturamento x mensal, o que é preciso para chegar até lá? Ou meu objetivo é lançar um curso, como posso planejar a divulgação olhando para as datas e tempo de antecipação?
Levante todas as hipóteses, parcerias, para quem pode começar a oferecer seus produtos ou serviços, pense nas etapas de crescimento. Planejar é sonhar de forma organizada, levando em consideração o tempo que tem para isso.
6. Organize-se
Ao começar um negócio, estabelecer prazos e pequenas metas ajuda a sair do zero e te dá mais ânimo para seguir. Não espere estar perfeito para oferecer seus serviços ou produtos.
Organize-se especificando prazos, usando ferramentas como o Trello para dar uma visão geral de todas as suas tarefas e priorize as atividades cruciais para começar.
Pense: para essa atividade será que preciso delegar? Qual a forma mais rápida e efetiva para fazer isso? Quanto tempo será preciso?
Lembre-se que a certeza não existe! Você vai planejar e se organizar para ter uma direção mais clara, mas não se detenha buscando a perfeição.
7. Teste a sua ideia (MVP)
Dito isso, quero trazer a ideia do MVP aqui. O MVP (Produto Mínimo Viável) é uma forma de criar um “protótipo” do seu serviço ou produto para testar tanto a sua oferta quanto a demanda do público, se é aderente ou não.
É muito usado por startups, no entanto, pode ser adaptável para o crescimento de pequenos negócios (você pode conferir o livro “Lean Inception”, ele traz a ideia geral sobre MVP).
Ou seja, você não precisa esperar 5 anos para ter o seu produto nos mínimos detalhes para oferecer às pessoas. Isso, além de ser economicamente inviável, é desanimador e muito arriscado.
Imagine se você planeja todo esse tempo e na hora de oferecer descobre que as pessoas não querem isso? Tempo e dinheiro jogados fora.
A ideia é você validar a sua proposta, de forma simples.
Por exemplo: se você quer ter uma editora, como no exemplo anterior, você não precisa ter um monte de livros para começar. Mas pode testar a ideia com um livro e oferecer um workshop para o seu público alvo sobre aquele tema.
Se você vir que pode melhorar em certos aspectos, você fará isso antes de oferecer todos os seus serviços e produtos, e estará otimizando seu tempo, entendendo melhor seu público.
8. Abra sua empresa
Depois de planejar, elaborar o seu modelo de negócio, se organizar e testar a sua ideia é hora de abrir a sua empresa.
Dependendo da categoria ela pode se enquadrar como MEI (Microempreendedor Individual), EIRELI, e muitos outros tipos.
Mas olhe com carinho para a formalização. É uma ação importante para você reafirmar o seu desejo de começar um negócio próprio.
Falo para os meus clientes que alguns “rituais de passagem” são importantes para reforçar a nova etapa que iniciamos, tanto internamente quanto externamente. A formalização é um deles. Imprime a ideia de que “agora é sério” e ajuda você a se posicionar como o empresário(a) que é!
9. Busque por capacitação
O Sebrae oferece muitos cursos gratuitos sobre empreendedorismo, vendas, marketing, etc. Além dele, existem inúmeras plataformas com cursos rápidos para se manter atualizado e de olho no mercado.
Algumas plataformas que você pode encontrar bons cursos (e baratos) são: Udemy, Domestika, Hotmart, entre outros.
10. Procure ajuda se estiver confuso
Muitas vezes chegamos num ponto que a mente não consegue focar, temos muitas coisas para resolver e não sabemos por onde começar. Como empreendedores precisamos manter a mente tranquila, apta a pensar com clareza, objetividade, lógica e criatividade.
Sem isso, não conseguimos pensar direito e tudo o que depender de nós ficará prejudicado. Então pode ser a hora de buscar ajuda especializada, como consultoria e mentoria.
No meu modelo de consultoria para empreendedores e pequenos negócios, trabalho a parte interna, que envolve o propósito e o posicionamento e também a camada externa, de estratégias digitais.
Por fim
Como você viu, começar exige uma disciplina física e emocional que envolve planejamento, testes e aplicação de estratégias digitais para crescer e desenvolver seu negócio.
Por ser uma jornada mais solitária, precisamos poder contar com ajuda, e alguém que compreenda os desafios e proponha soluções que não enxergamos.
Se você estiver trilhando esse caminho, mas sente confusão ou insegurança sobre seu posicionamento, público e estratégias que pode aplicar, fale comigo!