A Black Friday está chegando e esta é a sua oportunidade de aumentar os lucros e conquistar novos clientes.
Mas você ainda não sabe como preparar o seu negócio para a Black Friday 2021?
Não se preocupe, aqui você vai encontrar todas as respostas para criar uma estratégia de sucesso!
A seguir, saiba qual o significado do evento e por que ele é tão importante para aumentar as vendas do seu negócio.
O que significa Black Friday e por que é importante para sua estratégia digital
Black Friday significa “sexta-feira negra”, na tradução literal do inglês, ou seja, um dia inteiro de grandes ofertas que é esperado por milhares de consumidores no mundo todo. O termo surgiu nos Estados Unidos e acontece sempre no mês de novembro, na data após o Dia da Ação de Graças.
No Brasil, a primeira edição ocorreu em 2010, quando o site Buscas Descontos reuniu as melhores promoções de diferentes lojas virtuais. Desde então, a data é realizada sempre na última sexta-feira de novembro, oferecendo descontos que chegam a 80%.
No ano de 2020, a Black Friday vendeu mais de R$ 4,02 bilhões em apenas dois dias, as vendas digitais apresentaram uma alta de 25,1% em relação ao ano anterior, de acordo com a E-commerce Brasil.
Se você possui um negócio digital não vai querer ficar de fora, não é mesmo? Através de uma boa campanha, as vendas de novembro podem aumentar consideravelmente o faturamento no fim de ano.
A Black Friday 2021 será comemorada no dia 26 de novembro. Então, não perca tempo e se prepare para aplicar todas as dicas que listamos aqui!
Como vender mais na Black Friday
Não é nenhuma novidade o fato de que datas comemorativas são ótimas ocasiões para aumentar as vendas de qualquer negócio. Quando novembro se aproxima, os clientes já esperam as ofertas atrativas e os grandes descontos oferecidos pelos lojistas.
Mas não adianta apenas diminuir os valores dos produtos, para ter sucesso na Black Friday é preciso tomar algumas precauções.
Saiba quais são elas:
Prepare seu território
Ter uma boa organização é fundamental durante a campanha da Black Friday.
Antes de dar início aos preparativos é preciso preparar o seu território, ou seja, colocar a “mão na massa” e elaborar um planejamento detalhado.
- Quais são os seus objetivos?
- Qual valor será investido?
- Quanto você pretende alcançar de lucro?
- Quais produtos serão ofertados?
- Quantos produtos você pretende vender?
- Quanta mercadoria você possui em estoque?
Essas perguntas básicas podem te ajudar a estabelecer um panorama inicial de como participar da Black Friday.
Em seguida, lembre-se de montar um cronograma para garantir que todas as etapas serão cumpridas no tempo certo.
Além disso, a Black Friday é um evento que se concentra majoritariamente na internet. Então, não adianta apostar tudo em estratégias de venda e se esquecer do mais simples: a estrutura do site para receber uma grande quantidade de acessos.
Nesse primeiro momento, garanta que o seu site suporte receber todas as visitas e que a versão mobile esteja funcionando corretamente. Afinal, a grande maioria dos acessos têm origem em smartphones.
Estar atento a um site responsivo vai fazer toda a diferença em suas vendas!
Garanta seu estoque
Durante a Black Friday é comum o rápido esgotamento dos produtos que possuem os maiores descontos. Mas não é bom que o público deixe de comprar e você deixe de vender, não é mesmo?
Por isso, é preciso estar atento ao estoque antes, durante e depois do evento. Faça uma análise detalhada de tudo o que está disponível, os produtos que terão as maiores promoções e, provavelmente, uma maior saída.
Depois, experimente conversar com o seu fornecedor e garantir que ele consiga entregar as mercadorias na data combinada. Assim, você vai suprir a demanda dos consumidores e garantir uma maior margem de lucros!
Ofereça descontos de verdade
Além de ser conhecida pelas grandes promoções, a Black Friday também tem reclamações de falsos descontos. Alguns clientes costumam reclamar que os lojistas aumentam o valor dos produtos dias antes e, próximo ao evento, diminuem as taxas. Essa tática pode parecer atraente em um primeiro momento, mas a verdade é que acaba diminuindo bastante o interesse do consumidor.
Lembre-se, para ter sucesso na Black Friday 2021 é preciso que o seu negócio ofereça promoções reais e deixe todas as informações bem claras e acessíveis. Busque corresponder às expectativas do seu cliente, que espera encontrar descontos entre 50% e 60%.
Nessa parte, o importante é evitar que as promoções entrem em conflito com a margem de lucro da sua empresa, assim não terá prejuízos.
Envie email marketing
O uso de email marketing é essencial para informar todas as vantagens que o seu negócio vai oferecer. Além disso, a loja pode aproveitar para alcançar novas pessoas e aumentar a visibilidade da marca.
Mas é importante estruturar os emails promocionais com clareza, assim, os consumidores não terão dúvidas sobre o que irão encontrar.
Confira o checklist das informações que devem constar no email:
- Data e horário do início das promoções;
- Produtos em ofertas;
- Porcentagem de descontos;
- Formas de pagamento;
- Prazos de entrega;
- Data e horário do fim do período promocional.
Além disso, é importante que a sua marca passe a sensação de urgência e exclusividade, oferecendo benefícios irrecusáveis e transmitindo segurança para o consumidor.
Fique atento à concorrência
Como saber qual o desconto ideal para o seu público-alvo? A resposta desse questionamento só pode ser encontrada após uma análise atenta dos seus concorrentes.
Se todos estão oferecendo descontos acima de 50%, você não pode oferecer apenas 20% ou 30%. Para se sobressair, é preciso traçar uma estratégia de preço que esteja de acordo com o que o mercado está oferecendo.
Mas atenção, nem sempre ofertar o menor preço é uma vantagem. Avalie também as características da sua persona e o orçamento do seu negócio. Essas são as peças-chave para tomar uma decisão certeira durante a Black Friday.
Crie uma estratégia de marketing digital
Uma das melhores dicas para a Black Friday 2021 é a criação de uma estratégia de marketing digital. Um bom plano de divulgação das suas ofertas pode fazer total diferença no seu faturamento final.
Mas por onde começar? Bom, primeiro você precisa escolher com quais canais deseja trabalhar, ou seja, aqueles em que será encontrado pelo seu público, como Google Ads, Facebook, Instagram, etc.
Depois, foque em preparar uma campanha com anúncios, imagens e textos atrativos, que despertem a atenção dos clientes. Lembre-se que quanto mais impactar, mais chances terá de atrair pessoas para a sua loja.
O marketing digital é fundamental para que seu negócio impacte positivamente o consumidor. Para isso, invista em soluções assertivas e eficazes, se você não conhece muito sobre o assunto, experimente contar com os serviços de um profissional qualificado.
Tenha um pós venda
Apesar de estar programada somente para a última sexta-feira de novembro, a experiência criada a partir da Black Friday não precisa acabar por aí.
O evento pode se tornar apenas uma das oportunidades de gerar lucro para a sua marca. Aproveite o aumento das vendas, os novos clientes e o clima de final de ano para continuar em contato com os compradores.
Estabelecer um pós venda, realizar pesquisas de satisfação e fidelizar os clientes é essencial para continuar lucrando nos próximos meses.
Por fim
Para ter sucesso na Black Friday 2021 é preciso preparar o seu negócio, elaborando ofertas chamativas, descontos reais e um estoque elevado durante todo o evento. E não se esqueça do principal: uma ótima estratégia de marketing digital.
Agora que você já conhece todas essas dicas, o que acha de colocá-las em prática?
E a melhor maneira de fazer isso é contando com a ajuda de um profissional especializado e competente. Me conte mais sobre o seu negócio, juntos podemos produzir uma estratégia personalizada para alcançar sucesso na Black Friday 2021.
Fale comigo,
Josi Gothardo.