Marketing digital para empreendedores: atraia e fidelize clientes

Cada vez mais aumenta o número de profissionais liberais no Brasil. Com o crescente aumento de pessoas atuantes na área, torna-se também necessário destacar-se da concorrência para conquistar novos clientes — e é aí que o Marketing Digital para empreendedores pode contribuir.

Portanto, se você está buscando formas de alavancar o seu negócio, veio ao lugar certo. No post de hoje vamos mostrá-lo o que é marketing digital para profissionais liberais, como empreender, benefícios, tipos de estratégias e muito mais que podem ser usadas ao seu favor.

Boa leitura!

O que é marketing digital para empreendedores e profissionais liberais?

O Marketing Digital é uma metodologia adotada para promoção de produtos ou marcas no ambiente virtual. De modo geral, trata-se de uma das principais técnicas adotadas por grandes empresas e profissionais liberais, já que oferece excelentes ferramentas de comunicação com o público de modo direto ou indireto.

Nesse sentido, ele pode ser utilizado por organizações, profissionais liberais, empreendedores digitais e muito mais. Porém, fatores culturais, psicológicos, geográficos e jurídicos estão envolvidos no poder de venda e compra de um produto ou serviço — e cada um deve fazer o que pode, com os recursos que possui, para encontrar as possibilidades de atuar com essa estratégia.

Caso o seu mercado de atuação ocorra exclusivamente no ambiente digital, nada mais correto que suas estratégias estejam traçadas integralmente para o meio online. Embora pareça algo simples a promoção na internet, tendo em vista o grande número de potenciais consumidores, atingir o público certo, no momento ideal de compra é um desafio para muitos empreendedores. Em contrapartida, acertar efetivamente pode apresentar resultados incríveis e mensuráveis.

Como adotar o marketing digital em sua estratégia de negócio?

O empreendedorismo digital é inovador por utilizar a internet para gerir um negócio, ou seja, é um trabalho que dispensa local físico, aluguéis e o contato com clientes e fornecedores ocorre, em grande parte, nos meios digitais. Esse recurso proporciona flexibilidade e é ideal para quem busca trabalhar por conta própria, utilizando um investimento menor.

Há quem pense que empresas digitais são de pequeno porte e fáceis de comandar. Entretanto, a possibilidade de crescimento é bem expressiva, visto que se pode aumentar a equipe e obter resultados positivos, porém, isso apenas é possível para aqueles que sabem investir em seu aprimoramento pessoal e profissional. Ou seja, é preciso estudar o mercado ao qual está inserido, bem como os mecanismos adequados a uma gestão de sucesso.

O profissional liberal, por exemplo, pode promover uma ação publicitária para alavancar a sua carreira ou negócio, mas não se pode adotar qualquer estratégia sem nenhum planejamento. Logo, é essencial conhecer as principais técnicas do marketing digital e também saber aplicá-las de maneira eficiente.

Nesse contexto, iniciar um negócio, seja ele online ou offline, não se trata de uma tarefa tão fácil como a maioria das pessoas imagina — antes de darem os seus primeiros passos. Algumas ações devem ser tomadas como planejar bem as suas ações comerciais, estratégias de marketing e, é claro, dedicar-se profundamente às atividades do seu negócio.

Para ajudá-lo nessa tarefa, listamos abaixo algumas boas práticas para iniciar sua trajetória no universo do empreendimento digital. Veja quais são!

Realize um benchmarking

O benchmarking é um método que estuda as melhores práticas na gestão de um negócio e relaciona-se à análise da concorrência. Ou seja, por meio dele é possível entender como os seus concorrentes estão se sobressaindo no mercado e como você pode usar as mesmas estratégias na sua organização.

Para tanto, alguns questionamentos podem ajudá-lo melhor nessa fase de benchmarking, como:

  • Como estou agindo diante da concorrência?
  • Os resultados obtidos são positivos?
  • Como aumentar a produtividade e proporcionar eficiência ao meu negócio?

É possível responder a essas perguntas conversando com outras empresas, por exemplo. Você pode fazer pesquisas de campo, participar de eventos, conversar com especialistas, participar de workshops, dentre outras estratégias.

Defina sua área de atuação

Nem sempre será fácil impactar o público que pretende atingir, afinal, o seu nicho está multiplicado no mercado. Nesse sentido, investir em um diferencial do item que deseja vender — e ser o primeiro a acreditar nele — é o primeiro passo para se destacar da concorrência.

Ademais, é fundamental que seu nicho esteja bem segmentado, pois, dessa forma, você conseguirá oferecer o que o seu público necessita. Contudo, é preciso entender também o que a sua marca tem para oferecer aos futuros consumidores, bem como pensar na qualidade em que elas serão fornecidas.

Nesse sentido, buscar segundas opiniões também pode ser essencial para conseguir definir o seu investimento. Pergunte aos seus amigos, colegas ou familiares o que pensam sobre o seu negócio e com base nas informações obtidas, estabeleça um cronograma de estratégias sólido.

Faça um bom planejamento

Estabelecer métricas, ações e objetivos são essenciais para qualquer negócio. Assim, cada passo que tomar será direcionado para fortalecer a cultura e marca do seu empreendimento. Por isso, é importante conhecer o seu público-alvo e determinar quais canais serão utilizados para divulgar sua marca.

Ainda assim, é necessário entender como a receita do negócio será obtida para dar conta das despesas e qual será o retorno sobre o investimento. Como se trata de uma empresa virtual, você deve pensar: quais as formas de pagamento? Seu produto terá estoque ou será sob demanda? Você oferecerá assinaturas mensais ou pacotes de serviços?

Enfim, são nesses aspectos e outros que devemos estar atentos ao iniciar um negócio digital, já que é do seu investimento e do seu sustento que estamos falando.

Qual o momento ideal para investir em marketing digital?

Os meios digitais e a internet mudaram completamente, assim como a forma com que adquirimos informações. Atualmente, o ambiente virtual tem crescido gradativamente por oferecer recursos fundamentais para aderir a um produto ou serviço de forma prática.

O marketing tradicional ficou conhecido por promover ações para empresas alcançarem o seu público-alvo e dar um posicionamento à marca. Já com o digital, isso pode ser feito de maneira mais elaborada e muito mais estratégica.

Com isso, não há o momento ideal para investir, já que isso deve ser feito o quanto antes, afinal, esse tipo de estratégia é cada vez mais comum e indispensável para que os negócios atinjam um público maior e obtenham mais clientes, gerando assim, um maior volume de vendas — e os números não mentem.

Confira algumas das principais estatísticas atreladas ao marketing digital — que podem e devem influenciar o seu negócio:

  • a cada minuto, mais de 3,8 milhões de buscas são realizadas no Google;
  • neste mesmo intervalo, 4,5 milhões de novos vídeos são vistos no YouTube;
  • aproximadamente 70% da população brasileira está conectada;
  • cerca de 53% deles passam mais de 6 horas diárias consumindo conteúdos digitais, seja por meio dos motores de busca, como o Google, ou nas principais mídias digitais, como Facebook e Instagram;
  • 67,3% das empresas utilizam estratégias de Marketing de Conteúdo;
  • 54% dos consumidores na internet buscam mais conteúdos de uma mesma marca da qual já estão fidelizados;
  • empresas que utilizam o Marketing de Conteúdo como estratégia para si, geram até 13,6 vezes mais consumidores em potencial.

Quais os benefícios do marketing digital?

Essencialmente, o marketing é uma estratégia que utiliza de técnicas para posicionar uma marca ou produto no mercado. No caso dos profissionais liberais, no entanto, seu objetivo passa diretamente pela difusão dos seus serviços prestados. Sendo assim, essa não se trata apenas de uma metodologia útil, pois deve ser vista como uma obrigação, sobretudo para superar a concorrência e sobreviver no mercado altamente competitivo e inovador.

É comum que, ao passar um comercial na TV de um lanche, por exemplo, você seja induzido a comprá-lo ou optar por outro de sua preferência, pois o marketing digital também utiliza técnicas de persuasão que engajam os consumidores e influenciam na sua tomada de decisão.

Em outras palavras, o mercado digital está à nossa volta, mesmo que não consigamos observá-lo. Assim como se tornar popular a cada dia que passa, o marketing digital também vem se consolidando proporcionalmente ao longo dos anos. O universo de pessoas conectadas refere-se ao também potencial de consumidores que podem ser alcançados pelas suas estratégias, portanto, oferece inúmeras vantagens para ambos os lados.

A seguir, conheça algumas dessas vantagens, quando aplicado corretamente no seu modelo de negócio.

Ser encontrado pelo seu público-alvo

Quando um cliente manifesta o desejo em contar com o seu produto ou serviço, normalmente busca mais informações sobre o negócio, como o site ou redes sociais para seguir e acompanhar as divulgações e tendências de determinada marca. Isso ocorre porque normalmente os consumidores querem conhecer a marca de forma mais próxima e até mesmo buscarem mais confiança antes de fechar negócio.

Nesse contexto, é fundamental utilizar as plataformas digitais para que o público encontre a sua empresa. É válido dizer também que conhecer quais redes sociais sua persona mais utiliza é uma ótima oportunidade para conseguir fundamentar ainda mais o seu empreendimento e divulgar a sua marca.

Contudo, sem um posicionamento online para ser encontrado, seus concorrentes passarão à frente, ocupando o seu lugar e captando os clientes que você deseja impactar com o seu negócio. Portanto, não esqueça de interagir com o seu público, pois é no ambiente virtual que eles são atraídos à compra.

Conquistar maior autoridade de marca

Empresas que atuam ativamente na internet — seja por meio de blog, redes sociais ou site — tendem a gerar maior autoridade para sua marca. Ao utilizar as estratégias de Marketing de Conteúdo, por exemplo, é possível demonstrar habilidades no nicho que está inserido, já que assim é possível esclarecer as principais dúvidas em relação ao seu produto ou serviço.

Desse modo, os clientes passam a confiar mais em sua marca por se tornar uma referência, sendo um ponto positivo, pois veículos de comunicação, formadores de opinião ou até mesmo outros concorrentes podem citá-lo como especialista no assunto.

Estar nas primeiras buscas da ferramenta mostra que sua marca tem boa visibilidade. Posto isso, conseguirá atrair mais clientes interessados em saber sobre o seu negócio, afinal, sentirão confiança no que você produz, gerando não só visitas, mas também muitas vendas.

Apresentar melhores resultados a longo prazo

O marketing digital proporciona ao empreendedor, meios de divulgação de forma orgânica e paga. Dessa forma, é possível ter um bom relacionamento com os futuros consumidores. Dentre os mecanismos mais adotados no tráfego orgânico, por exemplo, está a otimização para buscadores (SEO) e o Marketing de Conteúdo que, dentre muitas vantagens, oferece melhores resultados a longo prazo.

Ao utilizar um blog para divulgar os conteúdos, eles poderão ser acessados ao longo dos anos, pois as publicações não serão perdidas. Se eles ainda forem relevantes para o público, podem continuar gerando acesso e conversões por tempo indeterminado.

Nesse contexto, quando as estratégias de marketing são positivas e bem utilizadas, geram potenciais compradores para que o seu negócio possa continuar alcançando resultados satisfatórios mesmo que os conteúdos já produzidos fiquem lá “parados”.

O Marketing digital ajudará nas vendas?

Quando a empresa está inserida no mercado digital, acaba conquistando uma visibilidade para a sua marca e, consequentemente, gerando lucro e reconhecimento a ela. Entretanto, investir somente nessa ferramenta não é o suficiente, pois ela pode até ser referência, mas o cliente pode optar por comprar no concorrente, por exemplo.

O marketing digital tem o propósito de auxiliar os empreendedores tanto nas vendas quanto no posicionamento do mercado ao qual faz parte. Para tanto, as técnicas utilizadas precisam alcançar o público-alvo em todo o processo de venda. Dessa forma, você consegue ter não só visibilidade, mas, também, maior engajamento do público com sua marca.

Contudo, para alcançar tal engajamento e, consequentemente, ter um aumento considerável no número de vendas, por exemplo, é preciso conhecer melhor o seu público, criar uma relação de confiança com o consumidor e até mesmo recorrer às redes sociais, afinal, é nelas que as pessoas mais interagem e, por isso, fazer parte delas pode ser extremamente benéfico para a divulgação da sua marca.

Conclusão

Agora que você viu durante a leitura que o marketing digital para empreendedores e profissionais liberais pode ser utilizado de forma a possibilitar o crescimento do seu negócio, chegou a hora de colocar a mão na massa e estabelecer de fato as melhores estratégias de acordo com o seu nicho.

Entretanto, lembre-se sempre de que a chave para o sucesso passa diretamente pela promoção da marca em diversos canais digitais. Além disso, encontrar a mensagem ideal, no momento e na mídia digital correta é o que fará a diferença para a consolidação do seu negócio tanto no ambiente online quanto offline.

Gostou de conhecer como o marketing digital pode contribuir para o bom posicionamento da sua marca? Então, acompanhe-me nas redes sociais para continuar recebendo dicas valiosas como essas e descubra como usar o marketing ao seu favor.