O processo de vender usando o marketing digital para um prestador de serviços ou profissional liberal é diferente de vender produtos físicos ou virtuais. O risco percebido sobre o processo de vendas de serviços é maior e, geralmente, sua marca está atrelada ao seu próprio perfil. Não tem como separar uma coisa da outra.
Por isso, te convido a pensar comigo em alguns passos essenciais que profissionais autônomos podem usar para vender mais. É uma “fórmula” para guiar você por essa construção de reconhecimento e percepção de autoridade.
Quando você traça estratégias de marketing digital é também para ser percebido como a melhor opção para o seu cliente e isso tem a ver com a percepção de autoridade que ele tem de você, se ele confia ou não no que você fala e mostra.
Vamos falar mais sobre isso por todo o artigo, então fica comigo até o final para entender cada passo dessa caminhada para vender mais!
Foque nos problemas que você resolve e não nos seus próprios problemas
“Quero ganhar dinheiro rápido”, “Como eu faço para divulgar meus serviços?”, “Como ganhar dinheiro sem ter muito para investir?”. Saia desse círculo de desespero e passe a olhar para o problema do seu potencial cliente. Foque no seu propósito, isso ajudará a manter-se firme na caminhada. Isso não é uma mensagem motivacional, é o que nos ajuda a permanecer motivados e servir melhor nossos clientes.
Lembre-se sempre que a venda é o encontro da solução com o problema de alguém. Tire os holofotes do seu próprio problema e se concentre nesse conteúdo que alguém precisa conhecer, passe a transmitir conhecimento e credibilidade de uma forma menos desesperada e você conseguirá ser mais leve e mais fluido nas suas ações. Vai surgir muitas ideias e conseguirá criar conteúdo de valor para sua persona.
Torne-se um especialista
Ser especialista na sua área de atuação ajuda a ser percebido como a melhor solução e a construir a tão sonhada autoridade que tanto ouvimos dos gurus do marketing digital, que é ser visto como aquele que sabe o que faz.
Mas como você pode fazer isso? Passe a responder dúvidas nas redes sociais através de vídeos, blog, Youtube, enfim, trazendo um conteúdo mais profundo e de valor para sua audiência.
A prestação de serviço conta com o aspecto intangível e difere de um produto porque não tem como experimentar.
O risco é maior, por isso, dê aquela pitada de conteúdo rico e cheio de energia, que será uma “degustação” do seu trabalho. Quando transmite conhecimento, explica conceitos, tira dúvidas, mostra que sabe e gera credibilidade. É assim que, pouco a pouco, construímos nossa autoridade.
Encontre um nicho
Encontrar um nicho é perceber aquele segmento de mercado que tem uma dificuldade ou que não são tão bem atendidos e que poderia ser, mas não tem um bom fornecedor naquele ambiente. Essa é uma oportunidade para se destacar. No entanto, sempre falo que isso é um processo de descoberta.
Embora o mercado pareça saturado em determinados nichos, sempre há uma forma de se diferenciar, tendo bem claro qual a sua singularidade e o que atrai os clientes para o seu negócio.
Mas, “nichar” sem dúvida te ajuda a tornar-se especialista na percepção do mercado e, assim, mais valorizado. E nesse ponto quero deixar frisado que isso não é do dia para noite, é um processo. Como todo processo leva tempo e testes.
Personal branding: sua marca é você
No nosso caso, prestadores de serviços, a nossa marca fala sobre nós. A sua marca e seus serviços são sobre você, o prestador do serviço.
Já parou para pensar por que seu cliente te contrata? Ele com certeza não vai te contratar apenas pelo problema que você resolve, mas por QUEM resolve o problema.
É impossível prestar um serviço sem participar da resolução do problema.
Não tem como dissociar sua figura do seu serviço. Diferentemente de um produto que, se não gostamos do atendimento, ainda assim compramos, o marketing pessoal precisa estar presente na sua estratégia de posicionamento digital.
Apareça e seja visto
Faça acontecer! Vemos excelentes profissionais que ninguém sabe o que são. Faça um planejamento para que isso ocorra. Lembre-se que o marketing digital não é um acessório para sua estratégia de negócio, é uma parte essencial para o desenvolvimento de empreendimentos saudáveis. Leve isso a sério!
Na sua rotina de estratégias, separe um tempo para gravar vídeos e explicar conceitos que ajudarão sua audiência. Você não é obrigado, mas se quer ter resultados expressivos, mantenha o conteúdo das redes sociais sempre atualizado e mostre seu conhecimento.
Essa é uma sugestão especialmente para prestadores de serviços. Para negócios que vendem produtos, precisamos ter em conta cada parte do propósito e essência da marca. Nem sempre uma estratégia para profissionais se aplica a negócios de alimentos, roupas e outros produtos.
Por fim
Esteja confortável em ser como você é, com suas características únicas, e as veja como um diferencial. Todos temos uma marca pessoal para cuidar e a cada dia mais vejo isso na minha própria caminhada. Assim como você cuida da sua empresa e dos seus clientes, cuide de você mesmo.
Quero deixar essas duas frases que me acompanham sempre: “Feito é melhor que perfeito” e “Fazer dá trabalho, mas não ter resultados também dá muito trabalho”. Escolha qual caminho você quer seguir e se precisar conversar me siga no Instagram ou envie uma mensagem!
Um abraço!
Josi Gothardo