O que é uma Consultoria de Marketing Digital e como funciona?
O objetivo de uma consultoria de Marketing Digital para prestadores de serviços e pequenas empresas é auxiliar na utilização das ferramentas online para que atendam às necessidades dos clientes e assim gerem valor, aumentem seus lucros e vendas. Hoje já não é possível escolher se esconder. Ou você aparece como uma boa opção ou implicitamente será visto como uma opção fora do mapa.
É muito comum para um Consultor de Marketing ouvir comentários de empreendedores e pequenas empresas como: “Não sei se posso pagar por um consultor, porque a minha empresa é pequena”, “Acho que preciso apenas de alguém que execute algumas atividades para mim…”, “Não tenho certeza do que precisa ser feito, estou perdida…”, “Por onde começar?”.
Mas contar com alguém de fora, com conhecimento para diagnosticar e identificar estratégias de mercado que façam sentido para o seu momento não tem relação com o tamanho do seu negócio, e sim com o desejo de avançar com mais segurança no caminho.
Por que e quando contratar uma Consultoria de Marketing Digital?
Existem alguns motivos que considero principais para decidir se está na hora de ter a opinião de um profissional da área. Veja os objetivos principais:
Diagnosticar problemas e soluções
Quando contratamos uma consultoria é porque desejamos uma opinião externa que nos faça enxergar melhorias e possibilidades de crescimento. O diagnóstico é parte do trabalho que direciona ações e estratégias. Assim, se você não tem claro qual problema está enfrentando, acenda um alerta para pensar em um consultor.
Ajudar a ter um visão geral do negócio
Contar com uma consultoria ajuda a ganhar consciência das suas ações, possibilidades e oportunidades de negócios, entender melhor sobre as características do seu público e qual a intenção de compra.
Entender mais sobre o perfil do seu cliente ideal e seu propósito é o primeiro passo para servir melhor e fidelizá-los. Mas é importante frisar que nem toda consultoria irá olhar para esse aspecto do negócio, depende muito do seu objetivo e do perfil de consultor que procura.
Alguns estarão focados em melhorar processos de vendas ou de automação de marketing, por exemplo. No meu caso, gosto de olhar sempre para o porquê do negócio. Muitas vezes os problemas invisíveis começam pelo conflito de valores não identificados.
Traçar metas e objetivos que façam sentido para você
Num processo de consultoria a transparência entre cliente e consultor é fundamental para atingir bons resultados, de acordo com os objetivos previamente estabelecidos.
Se você for um profissional que quer aumentar sua visibilidade e reforçar sua autoridade, por exemplo, é importante saber se você quer ter muitas parcerias para se tornar um influencer, se quer ensinar pessoas ou aumentar o número de atendimentos. Aqui é uma etapa de identificação de metas SMART para poder mensurar seus resultados ao final do processo, que tem começo, meio e fim.
Otimizar seus resultados
A otimização é uma consequência das ações implementadas. Aqui é importante não só identificar as melhorias ou canais de tração, mas pacientemente implementá-las com constância e consistência.
Muitos clientes de consultoria podem não ver resultados porque começam uma ação, mas desanimam antes mesmo de chegar no meio do caminho. Mergulhe em uma consultoria sabendo que não existe resultado do dia pra noite, é uma construção. Portanto, como toda construção leva tempo e precisa de alicerces fundamentados em rocha e não em areia.
Por isso, quero convidar você a pensar nessas perguntas. Você tem feito essas perguntas? Se sim, pode ser um indicativo que está precisando de uma consultoria:
- Quais canais, redes sociais, plataformas e anúncios devo escolher?
- Como saber se minha empresa está tendo sucesso no que está fazendo na Internet?
- Crio perfis em redes sociais ou campanhas de E-mail Marketing?
- Invisto em links patrocinados do Google ou produzo conteúdo?
- Reformulo o meu site ou crio um blog?
Caso tenha respondido “sim” para alguma delas, um Consultor de Marketing Digital pode ajudá-lo com as respostas.
Pense sempre: qual o custo de contratar um profissional para me ajudar? E qual o custo de NÃO contratar um profissional para me ajudar? Sempre estamos investindo em algo. Deixar de investir não quer dizer que deixou de gastar. O tempo tentando descobrir um caminho pode não ser tolerante com seu negócio.
Agora, o que é uma Consultoria de Marketing de Autonomia?
Bom, agora você já identificou o que faz um consultor, então quero te apresentar o que é uma consultoria com foco na autonomia do empreendedor. É um formato misto que une a experiência do consultor, a visão clara do próprio empreendedor e a vontade de não depender única e exclusivamente de profissionais externos sempre que houver um desafio de Marketing Digital.
Portanto, esse modelo é pensado em prestadores de serviços e pequenas empresas que não possuem uma equipe dedicada ao marketing, porém precisam estar posicionados estrategicamente para ver seus negócios decolarem.
Esse perfil de empreendedor não pode depender apenas das agências ou terceiros, precisa ser consciente de como aplicar o marketing digital ao seu modelo de negócio, antes de delegar tarefas ou contratar serviços que, muitas vezes, não precisa ou não faz sentido para o momento atual.
Formato do Programa
O Programa de Consultoria voltado para a autonomia consiste em 5 etapas:
- Análise dos objetivos e briefing para a identificação de possíveis problemas
- Diagnóstico
- Proposta de ação e canais digitais
- Ensino das principais estratégias que respondam às principais questões do seu momento atual.
- Aplicação a 4 mãos, com encontros semanais. Ajudo em todo o processo, acompanhando, dando sugestões e ensinando. No entanto, a execução e implementação precisa ser realizada pelo cliente para sedimentar a experiência e aprendizado.
Se ficou com dúvida, clique aqui para conversarmos melhor sobre seu projeto e assim poder explicar como funciona e se seria o melhor caminho para você!
Quanto custa uma Consultoria de Marketing Digital?
Se você pensa que é muito caro e inviável, saiba que um serviço de consultoria é viável financeiramente para prestadores de serviços e empresas pequenas sim! Eu, por exemplo, atendi clientes que estavam começando, porém com baixo orçamento, até pequenas empresas que já poderiam estipular um orçamento um pouco maior.
É difícil saber quanto cobrar sem conhecer a demanda, mas é fato que um consultor pode trabalhar com uma empresa pequena ou empreendedor, levando em conta a realidade financeira dos mesmos.
A consultoria é um processo flexível, e essa adequação já é pensada para ser inserida no dia a dia dos negócios.
Quanto tempo dura uma Consultoria de Marketing Digital com foco em autonomia?
Isso depende muito do caso! Geralmente em até 3 meses é possível começar a ter resultados e o conhecimento necessário para caminhar sozinha(o), delegar e escolher profissionais. Depois desse período podemos realizar encontros esporádicos para validação de ideias e verificação de resultados. É comum iniciarmos focando em um ou dois canais digitais e conforme for consolidando o aprendizado, ir implementando novos canais ou ações.
Como escolher qual o formato ideal de consultoria para você?
Gosto sempre de ser transparente sobre isso e alinhar as expectativas dos clientes. Caso você queira que um plano de ação seja pensado estrategicamente e implementado por outros profissionais parceiros do consultor, você não tem tempo ou não quer aprender como fazer o Marketing Digital do seu negócio e tem orçamento alto para investir, considere uma consultoria de marketing digital que desenvolva esses aspectos para você.
Mas se você está perdido em como começar, é um prestador de serviços ou possui um pequeno negócio, não quer depender apenas de agências ou terceiros, gostaria de aprender a executar ações de marketing e ter mais segurança na sua caminhada, te convido a pensar em uma consultoria focada na sua autonomia.
É simples fazer isso, basta me enviar uma mensagem pelo WhatsApp clicando aqui ou pelo Instagram, vai ser um prazer falar com você!
Espero que esse artigo tenha ajudado a entender como funciona uma consultoria de marketing digital e a tomar decisões sobre seu futuro e seu negócio.
Um abraço!
Josi Gothardo