Psicologia das cores

O que é a psicologia das cores, e o que ela não é

A psicologia das cores é um dos aspectos mais controversos nas estratégias de marketing, muito porque estamos acostumados a identificar os significados isolados de cada cor e, assim, aplicá-la à nossa marca.

O problema está na profundidade dessa análise. Não sou designer e nem especialista no tema, mas é preciso pensarmos para maior autonomia e poder de decisão. 

A teoria da cor é complexa, mas a psicologia das cores em marketing e branding é representada, normalmente, em infográficos com logos de marcas famosas para cada tipo de cor. Você já deve ter visto: verde, Spotify, vermelho Coca-Cola, roxo, Nubank, e por aí vai.

Psicologia das cores

Essas discussões acabam sendo superficiais e nos deixam despreparados para tomar decisões inteligentes sobre qual cor usar para transmitir a mensagem certa para o público certo.

O que é psicologia das cores?

A psicologia das cores é o estudo de como as cores afetam as percepções e revela como o cérebro humano as entende, influenciando nas emoções, sentimentos e desejos. Esse campo de estudo não é restrito ao marketing e pode ser visto em outras áreas como arquitetura, psicologia, publicidade, etc.

Dentro da identidade visual, a psicologia das cores se concentra em verificar como uma cor pode persuadir um consumidor a realizar uma ação ou não, de forma bem resumida.

Segundo uma pesquisa intitulada “Impacto da cor no marketing”, as cores podem impactar cerca de 90% as percepções sobre a marca.

Assim, o uso consciente das cores pode contribuir não só para a diferenciação entre os concorrentes, mas também para influenciar estados de espírito e sentimentos – positiva ou negativamente.

O problema com a psicologia da cor no marketing

Existem inúmeras tentativas para classificar as cores e suas sensações. Por um lado, pode ajudar, nós leigos, a entender de uma forma prática seu funcionamento.

Mas a cor pode depender mais de experiências pessoais, sendo difícil colocá-la em uma caixinha generalista demais.

Há também pesquisas que mostram que preferências pessoais, educação, diferenças culturais e contexto podem distorcer o efeito que as cores exercem individualmente sobre nós e sobre as marcas.

Portanto, a ideia de que cores como o verde ou vermelho são capazes de evocar algum tipo de emoção específica precisa ser tomada com cuidado, mais como uma sugestão do que uma regra. Por isso, conforme o amadurecimento da sua marca, ter a orientação de um profissional de design é fundamental.

Considere o perigo de fazer declarações amplas, como “verde significa calma”. O contexto está ausente: às vezes, o verde é usado para marcar as questões ambientais e de saúde, mas outras vezes sinaliza riqueza e fortuna, quando aplicadas a bancos, por exemplo. Percebeu como o contexto e a marca são importantes para a percepção da cor?

Sempre queremos o caminho mais fácil para decidir, mas a verdade é que nem sempre as respostas são concretas. Mas, ainda assim, é possível que prestadores de serviços ou pequenas empresas (que muitas vezes não possuem uma equipe) encontrem maneiras mais práticas de tomar decisões sobre as cores para seu negócio.

Como tomar decisões práticas sobre as cores para o seu negócio

Considere o que já falei acima: não existem regras definidas, e a resposta será “depende sobre o que é seu negócio ou sua marca”. O que quer comunicar? Qual sentimento quer evocar? Quais emoções precisam estar presentes? 

Eu mesma já olhei para um infográfico e decidi as cores, mas até então não sabia exatamente o que queria transmitir.

Para ajudar nesse processo de forma prática, pense: 

A cor combina com o serviço ou produto que está sendo vendido e com os sentimentos que quero transmitir? Colete o feedback de clientes, seguidores ou pessoas em quem você confia.

Verifique o que as pessoas falam sobre os sentimentos que têm ao olhar para o seu site ou feed do Instagram, por exemplo. E, claro, se tiver possibilidade, peça orientação a um profissional. 

Quando se trata de escolher a cor “certa”, talvez identificar a reação das pessoas à cor seja mais importante do que a cor em si, isolada do contexto.

A cor certa mostra a personalidade da sua marca

Então, até aqui vimos que as vendas são muito afetadas pelas cores e tem a ver em como percebemos a personalidade da marca ou negócio.

Podemos até nos apoiar em significados específicos das cores e tomar decisões baseadas nisso, mas muitos estudos afirmam que é mais importante que as cores apoiem a personalidade que você quer transmitir do que tentar unicamente se alinhar aos estereótipos das cores.

Considere sempre os dados das pesquisas ou fontes que está lendo. Muitas vezes podem conter dados imprecisos e até mesmo enviesados. Podem ser apenas respostas de sociedades ocidentais, por exemplo. Dessa forma, temos uma informação bem generalista e estereotipada.

A cor “certa” atrai o público certo e pode diferenciar sua marca

Falar que os homens escolhem cores mais fortes e ousadas puxando para o preto e as mulheres tons claros e puxados para o branco pode ter algum fundamento e fazer sentido para você. Mas não se prenda demais ao padrão.

Porém, a escolha de uma cor diferente para o seu negócio, principalmente se está começando, pode diferenciar sua marca no ambiente de concorrentes já consolidados.

A sua escolha pode ajudar a destacar sua marca. Nem sempre seguir a multidão garante destaque, ao contrário. Pode gerar um mar de uniformidade em que não destaca ninguém.

Dois estudos sobre combinações de cores, um medindo a resposta estética e outro examinando as preferências do consumidor, descobriram que, embora a grande maioria dos consumidores prefira padrões de cores com matizes semelhantes, eles também favorecem paletas com cores de destaque contrastantes.

Isso quer dizer criar uma estrutura visual que consiste em cores básicas análogas e contrastá-las com cores complementares, por exemplo. Você pode utilizá-las em elementos de conversão, que incentivem a ação das pessoas.

No entanto, tenha cuidado ao ouvir “troquei a cor do botão para vermelho e tive x% de aumento na conversão”. Isso não está ligado somente à cor isolada do botão, tem a ver com o fundo e os outros elementos de uma página, bem como a mensagem. 

Se o site tiver um fundo laranja, provavelmente mudar para o vermelho pode não ser uma boa opção. Mas se tiver um fundo claro com elementos verdes, o vermelho será uma cor complementar e aí, nesse caso, fará sentido. O contraste visual pode direcionar o nosso olhar e, assim, nos incentivar a realizar uma ação.

Por fim: encontrando sua própria paleta de cores

Já estamos no final e até agora não falamos sobre o esquema para a cor perfeita, e nem poderia porque, como disse, não sou especialista. 

Mas se ainda assim você quiser algo específico, a web está cheia de artigos falando sobre isso de forma concreta (e às vezes sem distinção, apenas com os significados), como este, e pode ser útil para você. Mas, te convido a não se fundamentar apenas nos significados isolados, como falei neste artigo.

Este artigo foi baseado em um texto da Help Scout e contém alguns trechos traduzidos.

Um abraço,

Josi Gothardo