Com qual frequência devo publicar no Instagram?

Qual é a frequência ideal para publicar no Instagram?

Com que frequência devo publicar no feed do Instagram? Será que há uma frequência ideal para publicar no Instagram? Com tantos formatos, concorrentes e mudanças no comportamento do consumidor, sentimos uma pressão por fazer conteúdos no limite de nossas forças.

Se você pesquisar, vai encontrar muitas dicas e opiniões a esse respeito:

  • Há especialistas que recomendam fazer 1 post todos os dias
  • Outros afirmam que deveríamos postar 2 vezes por dia e no máximo 3
  • Grandes players de lançamentos de infoprodutos apoiam que a frequência deveria ser em torno de 5 – 6 posts por dia
  • Estudos de grandes marcas afirmam que todos deveríamos ter como meta postar o máximo que conseguirmos
  • Outros ainda vão falar que a frequência não é tão relevante

E agora? Em qual informação vamos nos pautar?

Claro que, vale lembrar, durante o período de distanciamento social o consumo no Instagram aumentou quase 80% e, diante desse cenário, profissionais e empresas aumentaram a frequência para não perder espaço e a oportunidade de gerar mais vendas. 

Mas te convido a pensar em alguns fatores antes de assumir um posicionamento:

  • Como é a sua realidade e rotina?
  • Qual o preço que você está disposto a pagar para ser visto e crescer?
  • Você já pensou qual o seu objetivo com a rede social?

Com base nessa reflexão, vamos continuar!

Com qual frequência devo publicar no Instagram?

Por tudo o que vimos, de fato, parece não existir uma fórmula mágica e universal.

E aí vai algo que falo pra mim e repito aos meus clientes: você deve testar a sua frequência e adaptá-la aos seus objetivos e à sua rotina.

A frequência ideal para publicar no Instagram é aquela que ajuda você a atingir seus objetivos.

  • Se o seu objetivo é CRESCER e ganhar seguidores você pode se beneficiar da frequência diária.
  • Se o seu objetivo é CONVERTER em clientes os seguidores que você já tem, pode testar publicar no feed de 2 a 3 vezes por semana.
  • Se você quer crescer, mas ainda não tem uma equipe e por mais que se esforce vai prejudicar sua saúde e seu trabalho enquanto empreendedor, lembre-se disso: o Instagram não é a única ferramenta que existe e você pode usar outras estratégias que se adequem melhor aos seus objetivos e ao momento atual do seu negócio. 

Assim, existe o ideal para cada modelo de negócio e existe o factível, aquilo que se consegue fazer sem prejudicar as outras áreas da sua vida.

Se puder delegar a terceiros, ótimo. Se não, faz com os recursos e possibilidades que tem hoje. 

Com certeza, sempre vou defender a produção de conteúdo (relevante) e que é necessário se esforçar para fazer disso um hábito, porém não pode nos roubar a alegria e fazer sentir que é refém do digital.

Não publique todos os dias só para manter uma frequência

Você pode pensar: “ah, consigo publicar todos os dias”, mas de nada adianta manter uma frequência diária e fazer um conteúdo bem mais ou menos. É preciso ter um equilíbrio entre não publicar qualquer coisa só para estar presente e, por outro lado, cair na armadilha do perfeccionismo.

E aqui vai mais uma daquelas frases de efeito que fazem sentido: melhor feito do que perfeito. Mas, lembre-se de que esse conteúdo precisa ser relevante para o seu potencial cliente e ajudá-lo de alguma forma, ok?

Então, qual a melhor frequência?

Se você chegou até aqui comigo, vimos que não há fórmula mágica. O meu conselho é: teste. O marketing digital é feito de testes. 

Por exemplo: em uma semana você publica todos os dias e verifica 2 coisas:

  • Conseguiu encaixar no seu planejamento? Ou foi demais e não conseguirá manter dentro da rotina do marketing do seu negócio?
  • Quais foram os resultados e os dados de comportamento que pode coletar da sua audiência?

Depois, na semana seguinte pode tentar publicar 2 ou 3 vezes e fazer o mesmo processo reflexivo. Repita o mesmo processo nas duas semanas seguintes e analise os dados. Em qual desses processos obteve resultados condizentes com seus objetivos? O que é preciso fazer para que se torne um hábito? Você consegue manter essa constância?

Ao fazer esse tipo de teste vai conseguir tirar suas próprias conclusões e encontrar uma frequência que mais se alinhe aos seus objetivos.

Por fim

Vamos lembrar sempre: usamos o digital e não devemos ser usados por ele. Você é quem precisa assumir o controle de suas estratégias e não apenas ser levado pelas opiniões dos outros, que muitas vezes nem conhece seu negócio.

“Faz, depois melhora!”

Espero que essas dicas possam te ajudar!

Um abraço,

Josi Gothardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.