Com que frequência devo publicar no feed do Instagram? Será que há uma frequência ideal para publicar no Instagram? Com tantos formatos, concorrentes e mudanças no comportamento do consumidor, sentimos uma pressão por fazer conteúdos no limite de nossas forças.
Se você pesquisar, vai encontrar muitas dicas e opiniões a esse respeito:
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Há especialistas que recomendam fazer 1 post todos os dias
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Outros afirmam que deveríamos postar 2 vezes por dia e no máximo 3
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Grandes players de lançamentos de infoprodutos apoiam que a frequência deveria ser em torno de 5 – 6 posts por dia
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Estudos de grandes marcas afirmam que todos deveríamos ter como meta postar o máximo que conseguirmos
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Outros ainda vão falar que a frequência não é tão relevante
E agora? Em qual informação vamos nos pautar?
Claro que, vale lembrar, durante o período de distanciamento social o consumo no Instagram aumentou quase 80% e, diante desse cenário, profissionais e empresas aumentaram a frequência para não perder espaço e a oportunidade de gerar mais vendas.
Mas te convido a pensar em alguns fatores antes de assumir um posicionamento:
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Como é a sua realidade e rotina?
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Qual o preço que você está disposto a pagar para ser visto e crescer?
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Você já pensou qual o seu objetivo com a rede social?
Com base nessa reflexão, vamos continuar!
Com qual frequência devo publicar no Instagram?
Por tudo o que vimos, de fato, parece não existir uma fórmula mágica e universal.
E aí vai algo que falo pra mim e repito aos meus clientes: você deve testar a sua frequência e adaptá-la aos seus objetivos e à sua rotina.
A frequência ideal para publicar no Instagram é aquela que ajuda você a atingir seus objetivos.
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Se o seu objetivo é CRESCER e ganhar seguidores você pode se beneficiar da frequência diária.
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Se o seu objetivo é CONVERTER em clientes os seguidores que você já tem, pode testar publicar no feed de 2 a 3 vezes por semana.
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Se você quer crescer, mas ainda não tem uma equipe e por mais que se esforce vai prejudicar sua saúde e seu trabalho enquanto empreendedor, lembre-se disso: o Instagram não é a única ferramenta que existe e você pode usar outras estratégias que se adequem melhor aos seus objetivos e ao momento atual do seu negócio.
Assim, existe o ideal para cada modelo de negócio e existe o factível, aquilo que se consegue fazer sem prejudicar as outras áreas da sua vida.
Se puder delegar a terceiros, ótimo. Se não, faz com os recursos e possibilidades que tem hoje.
Com certeza, sempre vou defender a produção de conteúdo (relevante) e que é necessário se esforçar para fazer disso um hábito, porém não pode nos roubar a alegria e fazer sentir que é refém do digital.
Não publique todos os dias só para manter uma frequência
Você pode pensar: “ah, consigo publicar todos os dias”, mas de nada adianta manter uma frequência diária e fazer um conteúdo bem mais ou menos. É preciso ter um equilíbrio entre não publicar qualquer coisa só para estar presente e, por outro lado, cair na armadilha do perfeccionismo.
E aqui vai mais uma daquelas frases de efeito que fazem sentido: melhor feito do que perfeito. Mas, lembre-se de que esse conteúdo precisa ser relevante para o seu potencial cliente e ajudá-lo de alguma forma, ok?
Então, qual a melhor frequência?
Se você chegou até aqui comigo, vimos que não há fórmula mágica. O meu conselho é: teste. O marketing digital é feito de testes.
Por exemplo: em uma semana você publica todos os dias e verifica 2 coisas:
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Conseguiu encaixar no seu planejamento? Ou foi demais e não conseguirá manter dentro da rotina do marketing do seu negócio?
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Quais foram os resultados e os dados de comportamento que pode coletar da sua audiência?
Depois, na semana seguinte pode tentar publicar 2 ou 3 vezes e fazer o mesmo processo reflexivo. Repita o mesmo processo nas duas semanas seguintes e analise os dados. Em qual desses processos obteve resultados condizentes com seus objetivos? O que é preciso fazer para que se torne um hábito? Você consegue manter essa constância?
Ao fazer esse tipo de teste vai conseguir tirar suas próprias conclusões e encontrar uma frequência que mais se alinhe aos seus objetivos.
Por fim
Vamos lembrar sempre: usamos o digital e não devemos ser usados por ele. Você é quem precisa assumir o controle de suas estratégias e não apenas ser levado pelas opiniões dos outros, que muitas vezes nem conhece seu negócio.
“Faz, depois melhora!”
Espero que essas dicas possam te ajudar!
Um abraço,
Josi Gothardo