Hoje vamos falar sobre algumas técnicas para escolher seu nicho e, a partir daí, compreender melhor seu público, criar estratégias digitais mais específicas e eficazes.
Nicho de mercado é aquele segmento de público com interesses semelhantes, que possui uma demanda pouco ou mal atendida, o que se torna uma oportunidade dentro de um segmento mais amplo de negócios.
Mas, escolher um nicho requer um estudo de mercado e testes para validar a sua proposta. Nem sempre teremos um nicho específico ao começar um novo negócio, no entanto, é crucial pensar na demanda existente, sua experiência e aquilo que você realmente gosta de fazer. Essa reflexão vai orientar melhor suas ações, para que aos poucos descubra seu nicho.
Afinal, é impossível que um serviço atenda às necessidades de todos os públicos. Tenha em mente que o seu serviço precisa entregar uma solução para um problema existente. Quem são as pessoas que precisam disso? Como elas se comportam? O que gostam?
Perceba que ao definir um nicho para seu negócio você identifica o público para o qual falará, onde ele está e quais estratégias podem ser úteis para gerar mais vendas e convencer sobre a sua solução. Em síntese, sua mensagem ressoará com mais clareza e menos confusão.
Além de determinar a persona certa para aquilo que você oferece, o nicho ajuda a encontrar oportunidades pouco exploradas ou que não têm tanta atenção de concorrentes no mercado.
Veja como é importante escolher um nicho
Um exemplo de segmentação ampla e competitiva são os grandes players como Amazon e AliExpress que possuem um público amplo de todas as idades e lugares, vendendo desde maquiagem à artigos esportivos. Mas um exemplo de atuação em um nicho mais específico é a marca Singu que oferece delivery de serviços de beleza e tem como embaixadora a atriz Deborah Secco.
Bem específico, né? Nesse caso, o grupo interessado pela marca é menor, mas por oferecer um produto específico, a marca acaba sendo mais assertiva em suas ações de marketing digital, obtendo mais lucro com os investimentos e uma comunicação mais fluida, conseguindo estabelecer parcerias que fazem sentido para seu modelo de negócio.
Tipos de nicho e técnicas de segmentação de mercado
Para entender um nicho você pode aplicar a técnica de segmentação, que separa esse público de acordo com desejos e necessidades específicas, gerando mais conversões (vendas, seguidores, fidelização, etc) para o seu negócio.
Antes, deixa eu explicar a diferença sutil entre segmento de mercado e nicho. O segmento é mais amplo e foca em um público abrangente, porém com características semelhantes. Já o nicho é um recorte desse segmento para atender necessidades que podem ser pouco exploradas ou com uma demanda crescente.
Um exemplo são as padarias, que representam um segmento. Já uma padaria especializada em pães de fermentação natural e artesanal seria um nicho dentro desse segmento.
Os principais tipos de segmentações que podem orientar a escolha de um nicho são quatro: geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental.
- Geográfica: é válida principalmente para negócios locais, para entender onde o público mora, trabalha, lugares que frequenta, bairros ou cidades. Dependendo do serviço ou produto que você oferece, não será tão relevante para negócios digitais.
- Demográfica: mapeia características como idade, escolaridade, gênero, trabalho entre outros atributos que vão servir para todos os perfis de negócios, especialmente quando estiver definindo sua persona.
- Psicográfica: tem a ver com os valores, estilo de vida, crenças e causas parecidas. Por exemplo: posicionamentos políticos, causas ambientais, veganismo, entre outros.
- Comportamental: está relacionado ao consumo de determinado serviço dentro de um contexto. Por exemplo: serviço de massagem para quem trabalha home office.
Ao entender o comportamento do público fica mais fácil criar um diferencial e complementar seus serviços.
É importante frisar que as segmentações são um norte e não um fim em si mesmas.
Como escolher um nicho de mercado?
Identificar que tipo de serviço quer entregar e o por quê vai ajudar a dar sentido para suas ações.
1. Avalie a oferta e procura
Você já realizou um estudo de mercado para entender melhor qual é a demanda por aquilo que você quer oferecer ou já oferece? Faça pesquisas na internet, converse com clientes ou potenciais clientes para entender o que precisam e como você pode suprir essas necessidades.
Utilize dados do Sebrae, Ibope, Nielsen e outros sites de pesquisa para saber melhor sobre o mercado em que quer atuar. Verifique ainda quem são as referências dentro da área, o que elas fazem, o que o público fala e o que procuram.
2. Entenda as tendências
Quando realizar o estudo de mercado tente perceber quais são as tendências dentro desse nicho. Você pode fazer isso pesquisando por temas relacionados ao seu negócio e observar o volume de busca por determinado item. Uma dica é utilizar o Google Trends, por exemplo.
3. Analise como é a concorrência
Perceba se a concorrência é agressiva, se fazem muitos investimentos em anúncios, se é diversificada ou se o diferencial é o preço, e observe se há alguma lacuna em que você poderia atuar. Veja se tem alguma demanda mal atendida e agarre a oportunidade.
Algumas ferramentas para isso são a Biblioteca de Anúncios do Facebook que auxilia na identificação do posicionamento dos concorrentes e seus investimentos em mídia paga. Outra ferramenta pode ser o Google Keyword Planner, para entender por que o mercado está concorrendo e onde você poderia entrar.
4. Foque em um público específico
Lembre sempre que o perfil do cliente ideal influencia todas as decisões estratégicas de seu negócio. Vai influenciar em quais canais você estará, como falar, que tipo de conteúdo abordar, etc. Então é muito importante saber:
- Que tipo de conteúdo eu devo abordar?
- Quais são as redes sociais nas quais a minha audiência se informa?
- Quais as necessidades e desejos desse público?
- O que ele espera do meu serviço?
Se você ainda não sabe qual parcela do mercado quer atingir, fica difícil divulgar seus serviços ou produtos, com isso você pode perder muito dinheiro e confundir sua audiência. Cuidado!
5. Faça testes e não permita que a escolha do nicho te trave
Muitos fatores influenciam na escolha do nicho e a falta de experiência pode ser um deles. Se você não tiver muita experiência, a indecisão pode te travar e essa escolha passa a ser um martírio.
Caso seja muito difícil, a minha orientação sempre vai ser: comece com dois ou três nichos parecidos e experimente. Isso fará com que ganhe confiança e entenda melhor qual perfil de público se adequa ao seu estilo de negócio. Nada como a prática para tirar nossa confusão!
Vantagens de trabalhar com um nicho de mercado
Trabalhar com um nicho ou sub nichos (um público ainda mais específico dentro de um nicho) tem muitas vantagens, principalmente quanto ao gasto de energia e esforço para chegar até o nosso cliente ideal. Veja algumas delas:
Concorrência é menor
Quando falamos para muitos perfis de pessoas diferentes temos uma mensagem que não ecoa, é fraca e não converte em clientes. Mas quando você entende seu propósito e escolhe um nicho, sua comunicação tende a ser mais forte e alinhada às necessidades dessas pessoas.
Público mais qualificado para sua oferta
Ao falar com um nicho mais específico, a possibilidade de conhecer seus interesses e comportamentos é maior e, consequentemente, tocar nesses pontos com mais assertividade fará com que sua marca desperte a identificação e o interesse desse público.
Aumenta seu ROI (Retorno sobre o Investimento)
Ao se concentrar numa fatia de mercado não desperdiçamos tempo e dinheiro tentando alcançar todos os tipos de pessoas. Pensando em tráfego pago é muito útil conhecer melhor o seu público para destinar seus anúncios à pessoas que têm maior chance de comprarem algo de você.
Afinal, ao focar em um nicho, você diminui os custos e investe esforços em uma parcela específica do mercado, aumentando as suas chances de se destacar e se tornar referência no setor.
Bônus: 5 ferramentas gratuitas que ajudam na escolha do nicho
Pesquise pelo seu mercado, mas também sobre temas que sejam de interesse do seu público. Os termos em destaque podem revelar o que as pessoas mais têm procurado ou que seja uma tendência.
Google trends
Para saber a tendência de um tema ou assunto, busque no Google Trends. Essa ferramenta ajuda a identificar uma sequência histórica que revela o quanto as pessoas pesquisam por algo. Isso pode indicar demanda crescente ou de saturação, por exemplo.
Google Maps
O Maps pode ser utilizado para pesquisar seu mercado local e encontrar outras pessoas que já façam algo semelhante ao que você quer fazer. Verifique o perfil dos profissionais ou negócios físicos que encontrar: o que faz de interessante? O que oferece aos clientes? Faça perguntas que ajudem a entender mais sobre esse nicho.
Planejador de palavras chave
Essa ferramenta do Google Ads é específica para verificar a concorrência por palavras-chave e, com isso, dar indícios de onde os anunciantes mais têm investido. Lembrando que onde há investimento é porque há demanda.
Keyword Tool
Essa ferramenta é parecida com a mencionada acima, mas fornece resultados de diversas mídias, como Youtube, Instagram, etc.
Por fim
Quanto mais específico o mercado, maior tende ser a nossa conversão. Em um mercado muito amplo temos uma conversão menor e o investimento com marketing acaba sendo maior também.
Ao mesmo tempo, é importante validar o tamanho do nicho. Se for muito restrito, pode não ser lucrativo. O que vemos é que trabalhar com nichos específicos é uma tendência que melhora muito a nossa comunicação e que soluções abrangentes e não personalizadas não combinam mais com clientes exigentes.
Busque aquele mercado que não é muito bem atendido e que possui demandas não atendidas.
Mas, lembre que todo início tem seus desafios. Não se cobre tanto para ter uma estratégia perfeita no começo. Estabeleça sim suas metas e objetivos, mas encontre um equilíbrio entre seus recursos e possibilidades.
Um abraço
Josi Gothardo