Quando você começa a trabalhar sua presença digital, inicialmente pode ser frustrante, com baixo engajamento e poucos leads. Isso porque são vários os fatores para um posicionamento de marca significativo.
A maioria dos negócios iniciantes tem muita dificuldade em mostrar seus valores. Primeiro por falta de autoconhecimento e, segundo, porque as ações e ofertas são desconexas: não tem a ver com seus valores e nem com o que o cliente ideal valoriza.
Mesmo com preços baixos, ofertas arrasadoras e bons serviços, os clientes não se interessam por elas. Se isso está acontecendo com você, é hora de rever seu posicionamento.
Vem comigo para entender mais sobre esse assunto!
O que é posicionamento de marca?
O posicionamento de marca pode ser entendido como a percepção que as pessoas que você quer ajudar têm sobre seu serviço, produtos ou ideias. Esse modo de ver o seu negócio também é influenciado pela comparação entre os benefícios oferecidos por você e seus concorrentes.
O posicionamento tem a ver com o lugar conquistado pelo seu negócio na mente e coração dos seus clientes, em relação à concorrência. Dessa forma, podemos falar que é o espaço que quer ocupar no mercado e como deseja ser reconhecida pelos clientes e potenciais clientes.
Aí entra o que sempre falo por aqui: é essencial ter foco, reconhecer seus valores, entender qual o público que você quer alcançar e saber o que é importante para ele.
O papel do posicionamento não é deixar gravado em algum lugar para ser legal. Por isso que na minha consultoria para negócios com propósito começamos entendendo seus valores, quem você é e como você pode usar sua singularidade como diferencial para se conectar com seu público.
O que acontece se você não se posiciona?
O fato de não se posicionar, ou seja, não ter um foco e nem apontar para necessidades específicas já é um tipo de posicionamento. Porém é do tipo que não faz bem para o seu negócio. As situações abaixo dão indícios sobre seu posicionamento:
- Seus clientes amam seu trabalho, mas os potenciais clientes ainda não entenderam como você trabalha e não se interessam pelo que você faz. Não conseguem entender a transformação que você gera.
- Os clientes se decepcionam e você não consegue fidelizá-los. Isso acontece porque sua mensagem não é clara e falta alinhamento entre seus valores e o que o cliente ideal deseja. Expectativas erradas a respeito do seu serviço, traz confusão e as pessoas não ficam felizes com seu trabalho.
- Você tem baixa taxa de fechamento de negócios. O posicionamento eficaz atrai um perfil de cliente que se encaixa com seus valores e com aquilo que você entrega. Eles se movem pelo funil e ficam satisfeitos com seu trabalho. Além disso, se tornam defensores da sua marca, indicando e sendo fiéis a você.
- As pessoas reclamam que é “caro”. Elas não enxergam valor naquilo que você entrega. É um indicativo de que está oferecendo sua solução para pessoas erradas ou precisa calibrar sua oferta.
Quais as vantagens do posicionamento de marca?
As vantagens de saber transmitir seus valores e DNA com clareza são muitos. Vamos ver alguns:
- Foca no lugar certo: você direciona sua energia sendo específico e destinando sua mensagem para um público que se identifica com a sua oferta.
- Para de sofrer por não atrair o cliente certo: seu marketing e comunicação são mais poderosos porque foca nos desejos, dores, necessidades e objeções do seu público. Assim, você passa a atrair clientes ideais e até diminui seus investimentos em marketing. Por isso, é muito importante ser consciente sobre sua persona e como quer que o seu negócio seja visto. Isso direciona todo seu conteúdo e sua comunicação de forma mais assertiva.
- Esclarece seu diferencial competitivo: ao se posicionar as pessoas não precisarão se perguntar por que escolher você. Passa a atrair as pessoas certas e repelir aquelas que não são.
- Tem clareza na tomada de decisões: ao definir seu posicionamento você tem ferramentas para orientar decisões com base em estratégias de preço, vendas, atendimento, de necessidade, etc.
Como definir o posicionamento de marca do seu negócio?
Tudo começa com sua essência, valores e personalidade. Este é o momento em que você entende qual a transformação que seus serviços ou produtos geram.
Nesse sentido, você começa a identificar quais são as conexões e pontos em comum entre seu negócio e as pessoas que quer ajudar.
Essa reflexão ajuda a se conectar de forma emocional, porque esse é o primeiro impulso para um relacionamento, é só depois que entra a lógica.
Para que um posicionamento faça sentido é imperativo lembrar sempre de seu propósito:
- Por que faço o que faço?
- Em que acredito?
- Para quem eu entrego?
- Quais são meus objetivos com esse negócio?
Não existe uma receita comum a todos os negócios, mas você pode seguir alguns passos que ajudam nesse processo.
1. Seja específico
Não tente ser o melhor negócio em todos os aspectos. Escolha um atributo para definir a sua marca de acordo com seus valores. Por exemplo: você ajuda a cuidar da postura dos seus clientes? De que forma você faz isso? Deixe claro o COMO e o O QUÊ você faz.
Criar um negócio que seja lembrado tem a ver com renúncia. Você escolhe um público que precisa do que você tem a oferecer e deixa todos os outros de fora. Esse foco libera sua mensagem de ruídos e confusões, atraindo o perfil certo de cliente. Não é fácil, mas é parte de estratégias digitais que dão resultado.
2. Entenda seu público
Mais uma vez vamos falar sobre isso. É muito importante conhecer os desejos, as necessidades, o que essas pessoas ouvem, veem ou sentem.
Você pode fazer isso aplicando uma pesquisa por um formulário online, conversando com clientes, pesquisando na internet em fontes seguras, lendo comentários em redes sociais, conhecendo seus concorrentes e até mesmo usando ferramentas online para isso.
Depois de levantar esses aspectos, é possível começar a pensar na sua identidade visual e produzir conteúdos de valor, que despertem o interesse desse público.
Por fim
Se posicionar com clareza é conhecer profundamente seus valores e propósito. É ser coerente com sua mensagem e oferta. Também é conhecer seu público para propor serviços que façam sentido e solucionem um problema.
Por isso, hoje consigo entender que o meu propósito é ajudar outros empreendedores a encontrar o seu caminho com singularidade. Se você quiser começar essa descoberta, vamos juntos!
Um abraço,
Josi Gothardo